Página  >  Edições  >  N.º 161  >  A corrupção continua a ser um dos maiores problemas mundiais

A corrupção continua a ser um dos maiores problemas mundiais

CORRUPÇÃO

A corrupção continua a ser um dos maiores problemas mundiais. Quase metade das empresas perdem contratos devido a subornos e a comissões ilegais pagas pelos competidores.
Segundo um estudo feito em 350 empresas nos ESUA, Grã-Bretanha, Alemanha, França, Holanda, Hong-Kong e Brasil [realizado pela Control Risk, especializada em corrupção e os advogados Simmons & Simmons] cerca de 43 por cento das empresas dizem ter perdido contratos devido a subornos.
A economia de Hong Kong é a mais afectada tendo a corrupção aumento 69 por cento desde 2002. A Holanda (46%) e os EUA (44%) viram a corrupção subir.
Cerca de 10 por cento das empresas consultadas calculam que as comissões ilegais poderão representar até metade do custo total dos projectos em jogo, e 7 por cento consideram que o suborno pode ser ainda mais elevado.
De acordo com este estudo, os níveis de corrupção dificultam a atracção do investimento estrangeiro. A maioria dos consultados consideram que a tendência não é para melhorar a situação. De facto, 32 por cento pensa que a corrupção vai continuar a aumentar e 21 por cento que pode baixar.
?É muito claro que há um largo caminho a fazer até que a corrupção se converta em algo do passado?, disse Bray um dos autores do estudo.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 161
Ano 15, Novembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo