Página  >  Edições  >  N.º 159  >  Inaugurado o oleoduto turco que distribuirá petróleo do Mar Cáspio

Inaugurado o oleoduto turco que distribuirá petróleo do Mar Cáspio

DONOS DO MUNDO

O oleoduto Baku-Tbilissi-Ceyhan (BTC), um projecto de quatro biliões de dólares que transportará petróleo do Mar Cáspio para os mercados mundiais foi inaugurado oficialmente em Julho em Ceyhan (sul da Turquia).
O presidente turco, Ahmet Necdet Sezer, o do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o da Geórgia, Michail Saakashvili, além do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, instalaram, simbolicamente, a última tubulação da obra, que encerra a construção.
O secretário adjunto americano de Energia, J.C Shell, leu uma mensagem do presidente americano, George W. Bush, que disse que o oleoduto garantirá a segurança da oferta de energia reforçando a cooperação regional.
Esta obra, de 1.774 km, que vai de Baku, capital do Azerbaijão, até à Turquia, é uma das mais longas do mundo.
O oleoduto tem uma importância estratégica porque, com ele, o petróleo não passará pelo Irão e sobretudo pela Rússia, que até agora controlava quase toda a distribuição dos hidrocarbonetos dos países ex-soviéticos para a Europa. Por isso os Estados Unidos acompanharam muito de perto a obra.
O grupo britânico BP possui 30 por cento do consórcio que administra o oleoduto. Os outros accionistas são as sociedades petroleiras Socar, Amerada Hess, ConocoPhillips, Eni, Inipex, Itochu, Statoil, TPAO, Total e Unocal.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 159
Ano 15, Agosto/Setembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo