Página  >  Edições  >  N.º 157  >  Zonas desérticas poderão avançar centenas de quilómetros

Zonas desérticas poderão avançar centenas de quilómetros

CLIMA

De acordo com um estudo recentemente publicado nos Estados Unidos, as regiões de clima tropical do planeta aumentaram de extensão desde 1979. Os cientistas não sabem, no entanto, precisar se o fenómeno se deve a variações naturais do clima ou ao aquecimento da atmosfera devido à poluição.
O fenómeno poderá também ser explicado pelo aumento das secas e a diminuição da intensidade das chuvas nestes últimos anos nas regiões subtropicais do sudoeste americano e da bacia do Mediterrâneo, dizem os investigadores, cujo trabalho foi publicado na revista americana Science.
"Se a região de clima tropical for ampliada em mais dois ou três graus de latitude, as regiões desérticas como o Saara poderão avançar centenas de quilómetros", advertiu John Wallace, professor da Universidade de Washington e um dos autores deste estudo.
Em termos geográficos, a região de clima tropical situa-se entre o Trópico de Câncer, a 23,5 graus de latitude norte, e o Trópico de Capricórnio, a 23,5 graus de latitude sul. Com os dados agora reunidos, os especialistas calculam que a zona de clima tropical se tenha alargado para os 30 graus de latitude de ambos os lados da linha do Equador.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 157
Ano 15, Junho 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo