Página  >  Edições  >  N.º 156  >  Estados unidos lideram ranking das novas tecnologias da informação

Estados unidos lideram ranking das novas tecnologias da informação

Os Estados Unidos voltaram à liderança do índice mundial de países com condições mais favoráveis ao uso e desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da comunicação, de acordo com a classificação atribuída pelo Fórum Económico Mundial (FEM), com sede em Genebra, suplantando Singapura, que no ano passado assumia a liderança deste ranking.
Os Estados Unidos, que haviam descido para o quinto lugar no ano passado, foram distinguidos pela ?excelência do seu ensino universitário, que se estende igualmente ao campo da cooperação entre institutos de investigação e mundo empresarial?, explica o relatório do FEM. Esta entidade, que avalia anualmente os progressos registados ao nível de 115 países em todo o mundo, destacam também ?os meios impressionantes no domínio das infra-estruturas materiais? possuídos pelos americanos.
Apesar de Singapura ter descido para o segundo lugar, os países asiáticos continuam a manter uma liderança confortável, classificando Taiwan, que sobe oito lugares, para se posicionar este ano em sétimo, à frente de Hong Kong (11º), da Coreia do Sul (14º) e do Japão (16º). A Índia mantém-se no 40º lugar, ao passo que a China perde nove lugares para se classificar em 50º lugar.
Na Europa, os países nórdicos continuam a liderar, com a Dinamarca a obter o 3º lugar, à frente da Islândia (4º), a Finlândia (5º) e a Suécia (8º). De acordo com o estudo, realizado junto de dez mil instituições a nível mundial, estes países aliam ?estabelecimentos de ensino de qualidade fortemente apostados na inovação? a um ?forte grau de apropriação das novas tecnologias no sector administrativo, empresas e sociedade civil.? 
O Canadá sobe quatro lugares, posicionando-se em sexto, à frente da Suiça (9º) e Reino Unido (10º). A Alemanha perde três lugares e desce para o 17º e a França recua dois para atingir o 22º lugar. Portugal está posicionado em 27º lugar, quatro lugares à frente da Espanha.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 156
Ano 15, Maio 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo