Página  >  Edições  >  N.º 156  >  Gasoduto liga Irão à Índia

Gasoduto liga Irão à Índia

ENERGIA

São conhecidas as pressões exercidas sobre o Irão para  o levar a abandonar o seu programa nuclear. Os EUA têm pedido o apoio de vários países no sentido de pressionarem o Irão e mesmo de promoverem sanções económicas caso este país  não desista do seu programa nuclear. Apesar do conflito, o Irão, o Paquistão e a Índia acabam de chegar a um acordo para a construção de um gasoduto ligando o Irão à Índia com passagem pelo Paquistão.
A oposição dos EUA a este projecto que se arrasta há cerca de dez anos, de fazer chegar o gás iraniano à Índia, não deverá, desta vez, surtir efeito. Na verdade, os três países envolvidos já afirmaram ir assinar um acordo que leve à construção da obra.
Entretanto, numa reunião dos sete mais ricos (G7) estes sublinharam a importância de os países produtores fazerem investimentos «na exploração, nas infra-estruturas energéticas e nas capacidades de refinação» para fazerem face ao choque petrolífero. A este apelo o representante da OPEP respondeu que «os investimentos necessários não devem responsabilizar apenas a exploração, devem estender-se a toda a cadeia de aprovisionamento». Os produtores continuam a negar que os preços altos resultem da falta de oferta.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 156
Ano 15, Maio 2006

Autoria:

José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.
José Paulo Serralheiro
Professor e Jornalista. Director do Jornal a Página da Educação.

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo