Organização e Gestão do Agrupamento Vertical de Escolas A teia das lógicas da acção
Graça Maria Jegundo Simões Edições Asa www.asa.pt pp. 256
"Graça Simões mostra (demonstra) que são os actores locais que efectivamente fazem (ou desfazem) as políticas educativas, tal como elas são efectivamente experimentadas e vividas pelos seus destinatários. A política educativa nacional não se pode fazer sem eles, nem muito menos contra eles".
(retirado do prefácio)
Reforma do Ensino Secundário Currículo e avaliações
Edições Asa www. asa.pt pp. 127
Esta obra apresenta uma análise comentada do conteúdo dos documentos regulamentares da reforma do ensino secundário, sobretudo do currículo e avaliação dos diversos cursos em geral. A sua finalidade é facilitar a operacionalização das novas disposições por todos os membros da comunidade educativa, aplicadas pela primeira vez neste ano lectivo.
Oficinas de Leitura Recreativa Criar e manter comunidades de leitores na escola
António José Vilas-Boas Edições Asa www.asa.pt pp. 128
Este livro apresenta-nos estratégias, testadas na prática, para incentivar a leitura na escola e fora dela. Estratégias relativas à preparação e concretização das oficinas e a métodos e técnicas de motivação para a leitura, que passam pela redacção de contratos individualizados, pelo aconselhamento dos alunos, pela elaboração de fichas de leitura, entre outras.
Didática do Português Língua Materna Dos programas de ensino às teorias, das teorias às práticas
Edições Asa www.asa.pt pp. 127
Que leitura promover na escola? Que modelos de aprendizagem da escrita aplicar? Quais os princípios para uma pedagogia da gramática? Que dispositivos de avaliação accionar? Partindo de um enquadramento histórico e programático, a autora aprofunda os temas essenciais do ensino do Português, apresentados como problemas que o professor poderá resolver em projectos flexíveis na sala de aula.
Outros livros desta editora:
À Procura da Intimidade
Maria Emília Costa Edições Asa www.asa.pt pp. 128
O Essencial para o Básico Matemática
Edições Asa www.asa.pt pp. 255
Cenas do Cotidiano Escolar Conflitos sim, violência não
Izabel Galvão Editora Vozes (Brasil) www. vozes.com.br pp. 230
Embora comumente encarado como negativo e destruidor, o conflito é necessário à vida, inerente e constitutivo, tanto da vida psíquica como da dinâmica social. A hipótese que move este trabalho é de que a análise dos conflitos constitui lente privilegiada para a compreensão da complexidade do cotidiano escolar.
Educar para La Paz en Tiempos Difíciles
Xesús R. Jares Editora Bakeaz www.bakeaz.org pp. 137
Este livro reúne os trabalhos do autor publicados pela editora Bakeaz. Os quatro estudos aqui reunidos apresentam de forma clara e sintética os núcleos teóricos e os âmbitos de actuação fundamentais da educação para a paz.
Livro em destaque:
A Escola, os Livros e os Afectos Apontamentos da vida de um estudante
Diana Medeiros Profedições Colecção Andarilho livros@profedicoes.pt pp. 92
O estudo que Diana Medeiros apresenta neste livro passa pela compreensão da realidade de um jovem que não se limitou a viver como a maioria dos sujeitos da sua classe social. Carlos é um jovem de 16 anos, nascido num meio sócio-cultural desfavorecido, que, no entanto, revela um desempenho académico brilhante. As questões que orientam esta pesquisa procuram, segundo a autora, dar resposta à transgressão individual do protagonista relativamente à reprodução e continuidade social que seriam esperadas. Não põe isto em causa as teorias da reprodução? Haverá de facto uma relação directa e linear entre meio sociocultural e económico e sucesso/insucesso escolar? Ricardo Vieira, no prefácio, refere: "Não é fácil antever o futuro de uma pessoa. Podemos idealizá-lo, tentar construí-lo de determinada maneira, etc. Contudo, em última instância, muito do que a pessoa vem a ser é também fruto do acaso e da acção do próprio sujeito, bem como, claro, da forma como tira partido, arruma, interioriza as condições objectivas vividas". Uma investigação e reflexão à escala humana e social, que poderá servir de contribuição e comparação a outros alunos e, porventura, de sustentação para um futuro académico das nossas crianças, neste universo educativo cada vez mais plural e complexo.
|