Página  >  Edições  >  N.º 141  >  A educação à distância no Brasil

A educação à distância no Brasil

A Educação à distância, tendo como um de seus principais objectivos ampliar os conhecimentos dos alunos por meio da igual ampliação dos espaços educacionais vem de encontro às características geográficas e económicas do Brasil.
País de dimensões continentais, com áreas de predomínio da pobreza e consequente exclusão cultural e social, faz-se necessário, quando não urgente, a valorização da Educação à Distância. Com o avanço da tecnologia no campo educacional, é possível a promoção da qualidade da educação, da formação do educando no mais extremo ponto do país, assim como a actualização e formação dos educadores que não podem deslocar-se para adquirir conhecimento/treinamento.
Dentro desta perspectiva de avanço em áreas até então inacessíveis, a Educação à Distância pode e tem se articulado, não só na formação dos educandos e/ou na actualização dos educadores. Ela tem atendido à parcela da sociedade promovendo a ascensão social através de cursos profissionalizantes ministrados em conjunto com associações de classe, sindicatos que agem como parceiros na tarefa de qualificação de seus membros.
Já é uma realidade a formação à distância até da graduação universitária. Grande avanço para a diminuição das diferenças encontradas em um país, ainda detentor de tantas injustiças sociais. A tecnologia ao serviço da educação significa, hoje, um marco para a aproximação de diferentes níveis sociais e culturais encontradas em nosso imenso país.
A integração entre parceiros de diferentes vocações colabora para o benéfico pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. As diversas linguagens encontradas no pluralismo cultural, certamente acarretam o acréscimo de experiências com consequente aumento de potencial educacional.
A Educação à Distância já se faz uma realidade que, a seu tempo, evidenciará amadurecimento do ensino, integração nacional, socialização do conhecimento para benefício de todos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 141
Ano 14, Janeiro 2005

Autoria:

Ricardo Marinho dos Santos
Centro Universitário Moura Lacerda, Brasil
Ricardo Marinho dos Santos
Centro Universitário Moura Lacerda, Brasil

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo