Página  >  Edições  >  N.º 141  >  Novas tecnologias

Novas tecnologias

Investigadores criam robot para telemedicina

Um grupo de investigadores franceses trabalhou durante sete anos para criar e provar a eficácia de um robot para telemedicina, apesar da falta de verbas para o projecto, e apresentou recentemente os resultados do seu trabalho.
O robot, baptizado "Teriss" (Estação Espacial de Telecografia Robotizada Internacional), permite realizar exames ecográficos à distância, validando depois os diagnósticos a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). A data do vôo que colocará o Teriss a bordo da EEI  ainda não foi fixada.
Um protótipo deste aparelho foi testado durante meses entre o Hospital Trousseau, em Tours, e o de Loches, a uma distância de 35 quilómetros, permitindo a um especialista médico manipular a sonda à distância com a ajuda de um controlo remoto. Os dois postos de ligação, conectados via satélite, estão equipados com dois écrans, um deles para acompanhar o exame e outro para videoconferência. Dois testes de telecografia, um realizado entre Chipre e Tours (5 mil km), e outro entre Ceuta e Tours (2.500 km), também foram realizados com a ajuda do robot.
"Em 1997, quando tivemos a ideia deste projecto, que facilita os exames de doentes que se encontram distantes dos grandes centros hospitalares, ninguém queria financiá-lo", afirma o professor Philippe Arbeille, director da unidade de Medicina e Fisiologia Espacial da Universidade François Rabelais, em Tours.
"O CNES (Centro Nacional de Estudos Espaciais) disse-nos não por três vezes. Decidimos, então, com os nossos próprios recursos, criar o protótipo, para o qual contamos com o apoio da União Europeia", conta o cientista. "Em seguida, procuramos uma empresa com interesse em fabricar este tipo de robot e encontramo-la na Internet".
De acordo com Arbeille, "este aparelho evita a transferência de doentes, permite enviar os exames à distância e detectar patologias que necessitam de tratamento urgente".
A Agência Espacial Americana e a Agência Espacial Europeia já mostraram interesse no robot, nomeadamente no âmbito do projecto de uma viagem do Homem a Marte.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 141
Ano 14, Janeiro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo