Página  >  Edições  >  N.º 141  >  Sociedade de consumo

Sociedade de consumo

Ingleses inventam telemóvel que se transforma em flor

Uma equipa de investigadores da Universidade de Warwick, no centro da Inglaterra, inventou o primeiro telemóvel ecológico e biodegradável do mundo, que se transforma em flor quando plantado na terra. Esta invenção revolucionária permite, segundo um comunicado da instituição, resolver a questão da reciclagem dos telefones portáteis.
"Os telefones móveis são, entre os acessórios eletrónicos, os que devem ter um maior potencial de renovação, já que a rápida evolução da tecnologia e dos costumes incitam os consumidores a mudar constantemente de aparelho", explicaram os investigadores.
A equipa da Universidade de Warwick trabalhou em colaboração com uma empresa britânica de alta tecnologia, a PVAXX Research, e o fabricante americano de telemóveis Motorola.
O aparelho, 100% ecológico, é fabricado a partir de polímeros biodegradáveis que se transformam em pó quando são enterrados. Uma semente de uma flor também é inserida no aparelho. "Graças a uma pequena janela, pode ser vista de fora, mas não germinará até que o utilizador decida reciclar o seu telefone, plantando-o na terra."
Apesar de o sucesso estar à partida garantido, ainda falta encontrar uma aplicação comercial para esta invenção. "A tecnologia funciona, foi testada, e qualquer fabricante de telemóveis pode usá-la se considerar que tem um futuro comercial", explicou um porta-voz da universidade.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 141
Ano 14, Janeiro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo