Página  >  Edições  >  N.º 139  >  Investigadores suiços desenvolvem molécula microbicida contra a Sida

Investigadores suiços desenvolvem molécula microbicida contra a Sida

SAÚDE

A Faculdade de Medicina de Genebra desenvolveu uma nova molécula microbicida que pode evitar a transmissão do vírus da Sida sem a necessidade do uso do preservativo. A molécula, chamada PSC-Rantes, pode ser utilizada sob forma de mousse ou de creme e aplicada sobre as mucosas dos órgãos genitais para impedir a entrada do HIV no organismo durante as relações sexuais, explicou o professor Robin Offord, que dirigiu a investigação juntamente com o cientista Oliver Hartley.
"Ficamos muitos satisfeitos ao constatar que, pela primeira vez, um agente biológico pôde proteger todos os indivíduos do grupo exposto à infecção", afirmou o professor Offord, cujos trabalhos foram publicados na revista americana Science.
A molécula foi testada sob forma de solução líquida em trinta macacos, num laboratório de Lausanne, e os testes com seres humanos poderão ter lugar no próximo ano, informou aquele investigador, para quem este tratamento só se expandirá em grande escala "dentro de alguns anos".
A equipa espera que a molécula permita uma luta eficaz contra a epidemia nos países em desenvolvimento, que totalizam 95% das novas infecções e onde os homens possuem uma forte tendência para recusar o uso de preservativo, já que a grande vantagem deste agente desinfectante é o de poder ser aplicado directamente pela mulher.
Apesar da boa notícia, os custos deste produto são ainda muito dispendiosos para que ele possa ser comercializado em países mais pobres. A Universidade de Genebra espera, por isso, que o resultado da sua investigação provoque um efeito multiplicador e concorrencial entre outros laboratórios para o desenvolvimento de um produto eficaz e barato.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 139
Ano 13, Novembro 2004

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo