Página  >  Edições  >  N.º 139  >  Kerry não é de esquerda

Kerry não é de esquerda

Quando estas palavras estiveram impressas em letra de forma, preto no branco, numa página da nossa Página, é provável que já se saiba se George W. Bush foi reeleito presidente dos Estados Unidos da América ou se o eleito é o outro, John Kerry.
A ressalva da existência de um resultado eleitoral fiável justifica-se: nas últimas eleições a vitória do actual presidente (que recebeu menos votos do que o seu mais directo adversário) só seria confirmada umas boas semanas depois do acto eleitoral.
No ano 2000, a dupla republicana George W. Bush / Richard Cheney recebeu 50,460,110 votos, superados pela dupla democrata Albert Gore Jr. / Joseph Lieberman que recebeu 51,003,926. Meio milhão de votos a mais não foi suficiente para ganhar as eleições. Bush conseguiu 271 representantes e Gore 266. Quatro anos depois tudo isto poderá repetir-se.
Os Estados Unidos da América ainda nâo conseguiram adaptar o respectivo sistema eleitoral às exigencias dos nossos dias: continuam a eleger em Novembro, para nâo prejudicar os trabalhos agrícolas, e indirectamente, isto é, elegem pouco mais de meio milhar de grandes eleitores que têm a palavra final? Nem a  polémica gerada pelas eleições de 2000 ajudou a encontrar uma soluçâo para o problema.
Se a tradição ainda é o que era, Kerry destrona Bush. Aconteceu o mesmo há 12 anos, em 1992, quando Bill Clinton impediu a reeleiçâo do pai do actual presidente. Será que a ?maldiçâo dos Bush? é não conseguirem um segundo mandato presidencial? Se assim for é menos grave do que a de Kennedy que não conseguiu um segundo mandato por outras razões.
Curiosidades de uma curiosa Democracia, cada vez menos participada e mais mediatizada, que se mostra ao Mundo de uma forma distorcida. Na dicotomia Democratas/Republicanos o que se confronta não é a esquerda com a direita.
Há uma esquerda norte-americana mas esta não é representada por Kerry, mesmo que este critique a maneira como se está a fazer a Guerra no Iraque e no Afeganistão.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 139
Ano 13, Novembro 2004

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo