Página  >  Edições  >  N.º 137  >  Caminhando para uma Cidadania Multicultural

Caminhando para uma Cidadania Multicultural

IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire

Em 19, 20, 21 e 22 de Setembro terá lugar no Porto o IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire - caminhando para uma cidadania multicultural.
Trata-se de um grande evento científico e cultural que contará com a presença de conferencistas e participantes de vários países da Europa, da América do Norte e Sul e de África.
Este evento está planeado de forma a oferecer o máximo de espaços para debate de diferentes problemáticas. Procura-se que os ?Painéis Dialógicos? e ?Círculos de Discussão Temática? contribuam para este fim.
De acordo com esta preocupação, o eixo estruturante de todo o encontro será constituído por um conjunto de nove momentos de apresentação de comunicações breves seguidas de discussão, momentos esses que designamos por ?Painéis Dialógicos?. Muito na linha de actuação que conhecemos em Freire e que sempre privilegia o debate de ideias, procura-se que estes ?Painéis? sejam espaços de real troca e discussão entre os conferencistas convidados, incidindo em temas centrais sobre os quais o IV Encontro se debruçará e que são:
Será possível construir uma cidadania multicultural?
Será possível uma sociedade sem exclusão?
Sociedade multicultural: realidade ou utopia?
Que espaços de intervenção sócio- educativa no mundo actual?
Que políticas de educação para a construção da cidadania multicultural?
Que possibilidades de empowerment num mundo globalizado?
Informação, conhecimento e sociedade em rede: que potencialidades?
Paulo Freire e experiências de intervenção em educação.
Conscientização na transição pós-moderna.
As comunicações enviadas por outros participantes terão lugar em ?Círculos de Discussão Temática?. As comunicações que serão seleccionadas e organizadas pela proximidade das temáticas e/ou metodologias que as estruturam, são apresentadas em sessões simultâneas. Cada uma destas sessões contará, para além das apresentações dos participantes, com a colaboração de um ?coordenador? e de um ?debatedor?. O primeiro apresentará e organizará os tempos das diferentes participações. O segundo, lerá antecipadamente as comunicações e depois da sua apresentação,  pelos participantes, será responsável pela análise critica das mesmas e pelo debate que se seguirá durante a  sessão.
Procuraremos que a estimulante troca de saberes, a que acima se fez referência, seja cruzada com um animado programa cultural. Este precederá a abertura do Encontro, acompanhará os trabalhos nos dias 20, 21 e 22 e integrará o encerramento dos trabalhos, dando lugar a outras formas de comunicação e de participação entre diferentes culturas.
As actividades previstas iniciar-se-ão no Parque Biológico de Gaia. A Abertura Oficial, as Conferências Plenárias e a  Sessão Cultural que antecede estas sessões, terão lugar no Anfiteatro do Teatro do Campo Alegre, sito na Rua das Estrelas, 4150-762, Massarelos ? Porto.
Os ?Painéis Dialógicos? e os ?Círculos de Discussão Temática?, bem como as actividades culturais terão lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, na Rua do Campo Alegre, 1055, 4169-004 Porto.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 137
Ano 13, Agosto/Setembro 2004

Autoria:

luiza Cortesão
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. do Porto, Presidente da Direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal
luiza Cortesão
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. do Porto, Presidente da Direcção do Instituto Paulo Freire de Portugal

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo