Página  >  Edições  >  N.º 137  >  Alunos do Senegal reivindicam acesso à educação

Alunos do Senegal reivindicam acesso à educação

EDUCAÇÃO PARA TODOS

Várias centenas de alunos senegaleses, originários de todas as regiões do país, ?invadiram? a Assembleia Nacional daquele país, em Julho passado, para reivindicar a inclusão das crianças e jovens excluídos do sistema educativo, no quadro da campanha a favor de uma educação básica de qualidade para todos até 2015.
Esta campanha, organizada à escala nacional em diversos países do mundo, é uma forma de ?pressionar os governos a tomar medidas a favor dos mais de 100 milhões de crianças que continuam sem acesso à educação e a defender a sua causa?, explicaram perante os deputados senegaleses Amadou Faye, de treze anos, e Aminata Mbodj, de dez, animadores de um programa de rádio para crianças em Dakar, capital daquele país, e porta-vozes do movimento.
Depois deles, várias crianças intervieram também na tribuna habitualmente reservada aos parlamentares, lembrando que ?a educação é um direito das crianças? e os objectivos da iniciativa ?Educação para Todos?, traçados no Fórum Mundial sobre Educação, organizado em 2000 em Dakar, que juntou participantes de 160 países, e que fazem parte dos Objectivos do Milénio preconizados pelas Nações Unidas.
No Senegal, ?muitas crianças são ainda privadas do seu direito à educação?, afirmou Ngoné Gaye, de doze anos, situação que, explicou, se deve a factores como ?a falta de meios dos pais?, os preconceitos contra a educação?, em particular contra as raparigas, ?a falta de professores? ou os ?casamentos precoces?, que na África subsahariana são uma prática comum.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 137
Ano 13, Agosto/Setembro 2004

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo