Página  >  Edições  >  N.º 136  >  Argentina: escola longamente esperada

Argentina: escola longamente esperada

MAIS VALE TARDE

A cidade de «San Salvador de Jujuy» inaugura, na primeira semana de Julho, a última das quatro escolas cuja construção se tornou possível graças a um donativo feito há? 191 anos pelo herói da independência nacional Manuel Belgrano, notícia a imprensa local.
Em 8 de Março de 1813, A Assembleia Constituinte concedeu a Belgrano a importância de 40.000 pesos, bem como um sabre trabalhado, pela vitória obtida no mês anterior contra as forças coloniais espanholas em Salta.
Belgrano decidiu então fazer uma doação deste dinheiro para que fossem edificadas "quatro escolas públicas primárias onde se ensine a leitura e a escrita, a doutrina cristã e os primeiros rudimentos e obrigações do homem na sociedade".
O criador da bandeira argentina indicou as quatro cidades onde deviam ser edificados estes estabelecimentos. Mas o dinheiro desencaminhou-se e foi preciso esperar quase dois séculos ? em Junho de 2003 ? para que se desse início aos trabalhos da escola de Jujuy, cujo custo final previsto é agora de 591.934 pesos.
Como se compreende, as quatro escolas de Manuel Belgrano não educaram nenhuma crianças nos últimos 190 anos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 136
Ano 13, Julho 2004

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo