Página  >  Edições  >  N.º 134  >  Influências trazidas pela Colonização Portuguesa

Influências trazidas pela Colonização Portuguesa

A  CULTURA  E  O  JOGO  NA  EDUCAÇÃO  BRASILEIRA

O Brasil é um país com misturas de muitas raças, mas destacaram-se como três principais: a européia, a indígena e a negra. Por isso, sofremos influências culturais de várias partes do mundo, e um dos aspectos relevantes a estas influências encontra-se o jogo, como elemento dado existente antes da própria cultura, acompanhando-a e marcando-a desde as mais distantes origens até a fase de civilização em que agora nos encontramos.

A educação no Brasil sofreu muitas influencias até que fosse formada, e assim influências nos jogos infantis foram surgindo, mas com certeza, a contribuição portuguesas nos jogos brasileiros foi de total importância. Em virtude da ampla imigração que aqui chegava, fica difícil afirmar as contribuições específicas de cada raça nos jogos tradicionais infantis no Brasil.
A pesquisadora Kishimoto, que escreve sobre o assunto a muito tempo, acredita que foi por intermédio dos portugueses que divulgou-se aqui no Brasil o papagaio de papel, conhecidos até então na Europa e América. Esse jogo é chamado pelos portugueses de estrela, raia, arraia, papagaio, bacalhau ou gaivotão, os brasileiros deram o nome de gaio, curica, pipa, cafifa, pandorga, arraia, quadrado e raia. Aqui no Brasil, é interessante salientar que dependendo da região, este jogo recebe um nome diferente.
A colonização portuguesa contribui com jogos tradicionais populares no mundo inteiro como o jogo dos saquinhos, amarelinha, bolinha de gude, jogo de botão, pião e outros. Tais brincadeiras permanecem até os dias atuais em nossa cultura. Muitas preservam-se em sua estrutura inicial, porém outras modificaram-se com o passar da história. A influência portuguesa repercutiu também através de versos, advinhas e parlendas.
Mas, os portugueses não contribuíram apenas com os jogos, trouxeram crenças, religião, as instituições civis e políticas, o contato com a civilização européia e principalmente a nossa língua.
Com o passar dos séculos, as escolas foram sendo implantadas no Brasil, pois antes os ensinamentos eram passados de geração por geração. No começo ouve uma resistência muito grande em implantar os jogos nas escolas, hoje sabemos que o lúdico faz parte do aprendizado e desenvolvimento do ser humano. O trabalho com cantigas de roda foram trazidas pela colonização portuguesa, e com o tempo adaptadas, como por exemplo o jogo de palmas do Fiorito, modificada para Pirulito.
A cultura surge sob a forma de jogo, que ela é, desde seus primeiros passos, como que ?jogada?. Mesmo as atividades que visam à satisfação imediata das necessidades vitais, como por exemplo a caça, tendem a assumir nas sociedades primitivas uma forma lúdica. A vida social reveste-se de formas suprabiológicas, que lhe conferem uma dignidade superior sob a forma de jogo, e é através deste último que a sociedade exprime sua interpretação da vida e do mundo. Não queremos com isto dizer que o jogo se transforma em cultura, e sim que em suas fases mais primitivas a cultura possui um caráter lúdico, que ela se processa segundo as formas e no ambiente do jogo.
Na escola infantil, o jogo constitui um momento propício para a socialização e a aprendizagem, capaz de fornecer à criança os componentes culturais necessários à vida adulta.
A criança está em constante desenvolvimento, interage com o mundo e faz descobertas todos os momentos, assim sendo o jogo possui um papel importante como função integradora, despertando o interesse, pois na medida que se joga, ela vai conhecendo-se melhor e construindo interiormente o seu mundo.
O jogo contribui como um processo fundamental na socialização do indivíduo e na formação da personalidade do ser humano, pois necessitamos de comunicação, a qual se sobressai nas  brincadeiras infantis. Sempre que há uma interação entre as crianças durante o jogo, estas estão socializando-se.
Em cada país, há tipos e concepções diferenciadas de jogos, porém sua função é sempre a mesma. No Brasil, o jogo recebeu uma atenção especial por parte dos pesquisadores, mas muito ainda temos para descobrir e concretizar. E através destes estudos é que se descobriu a importância da cultura  portuguesa no brincar de meninos e meninas brasileiras. Fazemos parte de um país que cresceu recebeu influências de inúmeras colonizações, mas de repente por causa do elo que possuímos com Portugal desde o descobrimento, a colonização portuguesa, a primeira a chegar neste país, influenciou muito a nossa cultura.
No período de colonização do Brasil, por ser um país novo e sem cultura, Portugal nos transformou em Província, e mandou vários imigrantes para a nova terra. Assim, e através da miscigenação de raças, começou uma nova cultura, porém, na época, as famílias que chegavam traziam seus filhos, e com eles os jogos e brincadeiras começaram a desabrochar.
Muito temos a agradecer a Portugal, pela influência da cultura, religião, língua e da origem dos jogos de nossas crianças.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 134
Ano 13, Maio 2004

Autoria:

Luciane Knüppe
Pedagoga, Especialista em Educação infantil e Mestranda em educação pela PUCRS, Brasil
Luciane Knüppe
Pedagoga, Especialista em Educação infantil e Mestranda em educação pela PUCRS, Brasil

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo