Página  >  Edições  >  N.º 128  >  Desenhos animados levam crianças a suicidarem-se

Desenhos animados levam crianças a suicidarem-se

Duas crianças chilenas, de 13 e 9 anos, morreram enforcadas supostamente sob influência da série japonesa de animação "Yugi Oh", denunciaram as famílias à imprensa. "Tudo indica que os dois menores se tenham enforcado sob a ideia de ter poderes suficientes que os levasse a ressuscitar com ainda mais poderes", explicou a deputada Laura Soto, que ainda na véspera dos acontecimentos tinha apresentado um projecto de lei com "carácter de urgência" para exigir ao Conselho Nacional de Televisão que retirasse do ar aquela série, uma das mais populares entre as crianças chilenas.
À série de desenhos animados seguiu-se o lançamento de um jogo de cartas com ilustrações dos personagens, que apresenta um "duelo de monstros" e tem como protagonista um menino que tenta recuperar a alma de seu avô. No jogo, os jogadores lutam entre si usando criaturas mágicas e monstros. "As crianças precisam de se enforcar e quando 13 delas tiverem morrido renascem todas com mais poderes", explicou a deputada.
O Conselho Nacional de Televisão ainda não se pronunciou sobre o assunto, embora no início do ano tenha advertido que 76% dos desenhos animados exibidos para crianças com idades entre 6 e 10 anos continham violência.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 128
Ano 12, Novembro 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo