Página  >  Edições  >  N.º 126  >  Descoberto um novo dinossauro com 210 milhões de anos

Descoberto um novo dinossauro com 210 milhões de anos

Um novo dinossauro herbívoro com 210 milhões de anos foi recentemente identificado na África do Sul. As ossadas foram descobertas nos anos 80 pelo paleontólogo James Kitching, mas nunca chegaram a ser estudadas porque este cientista não se interessava particularmente por dinossauros, conforme explica o professor Adam Yates, que trabalha no Instituto de Paleontologia de Witwatersrand e se dedica desde há dois anos à análise destes fósseis.
O Antetonitrus era, na sua época, o maior animal vivo na Terra, um quadrúpede de pescoço longo com cerca de 10 metros de comprimento e um peso aproximado de 1,8 toneladas. O novo dinossauro recebeu o nome de Antetonitrus ("antes do trovão") em referência ao gigantesco brontossauro ("saurio truono"), um dos mais conhecidos dinossauros, pertencente à mesma família, mas que viveu numa época posterior.
A descoberta é entusiasmante porque o Antetonitrus, que viveu no final do período Triásico, é vários milhões de anos anterior aos mais antigos dinossauros até agora conhecidos, podendo vir a revelar muitos aspectos desconhecidos sobre os seus parentes mais próximos.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 126
Ano 12, Agosto/Setembro 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo