Página  >  Edições  >  N.º 123  >  Pequeno dinossauro voador com quatro asas descoberto na China

Pequeno dinossauro voador com quatro asas descoberto na China
Os restos de um estranho dinossauro de pequeno porte, com quatro asas totalmente coberto de penas e que se deslocava de árvore em árvore - como os actuais esquilos voadores -, foram descobertos na China, refere um dos últimos números da revista Nature. O animal foi reconstituído a partir de vários fósseis com idades compreendidas  entre os 124 e os 128 milhões de anos (Cretáceo inferior) encontrados na província de Laioning, no norte daquele país asiático.
A equipa de investigadores que descobriu o fóssil, dirigida pelo professor Xing Xu, do Instituto de Paleontologia da Academia de Ciências da China, descreve-o como uma nova espécie de "Microraptor", com cerca de 77 cm de comprimento. A primeira espécie de Microraptor (o "Microraptor zhaoianus", pequeno dinossauro carnívoro terrestre, pouco maior do que uma pomba), foi descoberta na mesma área em 2000.
Esta segunda espécie apresenta uma característica até agora nunca encontrada: os vestígios das penas, conservadas na rocha, mostram que os quatro membros do animal eram asas e que sua longa cauda também estava coberta de penas. Na opinião de Xing Xu, esta nova espécie, denominada "Microraptor gui" (em homenagem ao paleontólogo Gu Zhiwei, que realizou importantes investigações nesta área), demonstra que os dinossauros antepassados das aves tinham quatro asas que utilizavam para planar e não para voar.
Os paleontólogos chegaram à conclusão de que os primeiros "Velociraptors" (répteis corredores), família que integra os Microraptors, eram animais herbívoros (talvez trepassem às árvores em busca de alimentos ou para sua protecção) e antepassados dos pássaros, que aprenderam a planar antes de conseguirem voar.
O paleontólogo francês Eric Buffetaut questina se será possível falar de quatro asas propriamente ditas, apesar da presença inquestionável de grandes penas nos membros posteriores. "O Microraptor é um fóssil muito interessante, que traz um argumento de peso a favor das hipóteses segundo as quais os primeiros dinossauros com asas planavam, contrariamente às teorias que consideram que eram corredores velozes. Este fóssil surpreendente dá uma imagem da 'protoavis' (primeira ave), mas talvez sem vinculação às espécies actuais", refere Buffeteaut, já que "os verdadeiros pássaros eram contemporâneos dessa espécie".

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 123
Ano 12, Maio 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo