Página  >  Edições  >  N.º 122  >  Dia-a-dia

Dia-a-dia

01.03
Desemprego pode chegar a 7%  

O desemprego poderá subir acima dos 7% neste ano e é possível que Portugal corra o risco de aumentar significativamente o número de desempregados de longa duração.

07.03
A realidade do ensino português  

Péssimas, degradas e sem condições. É assim que se encontram muitas das escolas básicas do país, segundo alerta da Fenprof e da Confap. "Se algumas escolas básicas fossem inspeccionadas pelos serviços de saúde, muitas seriam encerradas pela ausência de condições de higiene necessárias para que sejam frequentadas pelas crianças em total segurança",

10.03
Um em cada quatro jovens sem o 9.º ano  

Um quarto da população portuguesa entre os 18 e os 24 anos abandonou o sistema de ensino sem ter sequer concluído a escolaridade obrigatória. Aos 15 anos, a taxa de desistência ainda é de 7 %.

11.03
Alunos sem diploma  

Mais de 50 finalistas da Escola Profissional de Gestão e Tecnologias Marítimas de Quarteira, no Algarve, estão impedidos de prosseguir os estudos e conseguir emprego por não terem acesso ao respectivo certificado de habilitações. A escola encerrou por motivos de ordem financeira em Novembro de 2002, ficando toda a documentação pedagógica, incluindo os processos dos formandos, na posse do estabelecimento.

13.03
Aveiro : Universidade vê dinheiro escassear  

Os salários destinados a professores e funcionários vão absorver 91 por cento das verbas atribuídas, este ano, à Universidade de Aveiro (UA). Está assim comprometido o bom funcionamento desta instituição de «vanguarda» no ensino superior.

13.03
Professores perdem a voz  

Os sindicatos dos professores consideram ?inacreditável? e ?absurdo? o facto de serem os directores regionais de Educação a nomearem os representantes das escolas aos Conselhos Municipais de Educação. ?Há o sério risco de os professores ficarem sem voz?, alerta João Dias da Silva, do Sindicato dos Professores da Zona Norte, numa posição partilhada pela Fenprof.

15,03
Estudantes pedem ajuda a Sampaio  

Os estudantes da Universidade de Coimbra apelam ao Presidente da República para «não deixar passar» a nova legislação para o ensino superior, que defende o aumento de propinas. Em moção aprovada durante a Assembleia Magna da Associação Académica de Coimbra (...) os estudantes consideram a projectada lei «infame» e «ofensiva à Constituição».

15.03
Limitação de alunos por turma  

PSD e CDS-PP concordaram (...) com o projecto de lei do Bloco de Esquerda de limitar o número de alunos por turma nos ensinos básico e secundário, aceitando que o diploma desça a comissão sem votação. O projecto de lei do Bloco de Esquerda, apresentado pelo deputado Teixeira Lopes, pretende instituir o número de máximo de 18 alunos por turma no primeiro ciclo e de 20 alunos nos segundo e terceiro do básico, assim como no ensino secundário.

16.03
Noventa por cento das primárias do Centro com aquecimento deficiente  

As vagas de frio que assolaram, recentemente, a região Centro foram alvo de uma preocupação constante do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC). Segundo o SPRC, ?há dois anos, os responsáveis da administração educativa desvalorizaram o facto e fizeram saber que, no prazo de dois anos, todas as escolas teriam resolvido o problema da falta de aquecimento. Dois anos depois, confirmámos o que já se desconfiava: pouco foi feito e as queixas dos professores e alunos foram uma constante

17.03
Simpatia só por si não seduz nem convence  

Os estudantes já não se deixam seduzir por professores que, embora simpáticos, são pouco participativos, pouco atentos à orientação prática das aulas e descuram a preparação e organização das lições.  A atitude participativa e a orientação prática foram as qualidades dos professores mais votadas pela maioria dos alunos (...). A conclusão é de Arménio Rego, um professor da Universidade de Aveiro, que chefiou, durante dois anos, uma investigação sobre os comportamentos de cidadania dos professores universitários, apoiada pela Fundação da Ciência e Tecnologia.

18.03
Professores de Educação Física temem redução da carga horária  

Reforma do ensino secundário prevê três horas semanais  

Os professores de Educação Física estão preocupados com a possível redução da carga horária da sua disciplina no ensino secundário. Por isso, já solicitaram uma audiência com o ministro, para esclarecer a posição da cadeira na futura revisão.

20.03
CGTP faz queixas contra Portugal  

A CGTP vai apresentar seis queixas contra Portugal no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem por causa da morosidade da justiça em resolver casos de dívidas aos trabalhadores por parte de empresas que fecham as portas. Só no distrito de Lisboa estarão em causa dívidas de cerca de 107 milhões de euros.

21.03
Mudanças no papel  

?O Ministério da Educação persiste em colocar em debate público propostas de reforma que não procedem a qualquer apresentação de cálculos de custos. Não se pode saber, assim, o que se vai fazer, em que anos se vão concretizar as medidas propostas, em que prazos se vão cumprir as metas, quanto é que o Governo se propõe investir em cada modalidade."  O último parecer do Conselho Nacional de Educação (...) é bastante contundente quando se trata de avaliar a proposta do ministro da Educação, David Justino, para a reforma do ensino secundário, colocada em debate público no final do ano passado.

21.03
Ciência sem rumo  

O ensino da Ciência em Portugal tem dificuldades em cativar novas gerações de alunos. A quebra de 30 por cento, nos últimos dez anos, do número de alunos inscritos em Física, reflecte o desânimo que paira no ensino científico, incapaz de satisfazer alunos e docentes, conforme ficou expresso na conferência sobre o "Ensino da Ciência em Portugal", promovida pelo curso de Física do Instituto Superior Técnico (IST).


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 122
Ano 12, Abril 2003

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo