Página  >  Edições  >  N.º 115  >  Postal de Sergipe

Postal de Sergipe
Companheiros e companheiras de Portugal

Hoje não escrevo do Rio, de onde sempre lhes tenho escrito, mas de uma bela pequena cidade de um pequeno estado do nordeste brasileiro – Estância é o nome da cidade, que fica próxima a Aracaju, capital de Sergipe, um estado de 21.994 quilômetros quadrados. Pequeno estado em extensão territorial mas grande estado em capacidade de mobilização política. Lá se encontra um dos sindicatos de professores mais fortes do Brasil , o SINTESE.
Pois aqui estou eu e é daqui que lhes escrevo, pois desejo com vocês compartilhar a emoção que sinto em participar deste Encontro Regional Pré-congressual organizado pelo SINTESE, preparatório para o Congresso Anual que a cada ano acontece. Auditório repleto, professores e professoras vindos de tantas cidades da redondeza para discutir o tema do encontro – A sociedade do conhecimento numa perspectiva democrática e popular.
Veio gente de 8 cidades – Umbaúba, Arauá, Cristianópolis, Tomá do Geru, Santa Luzia do Itaty, Idiaroba, Itabaianinha e, claro, de Estância. Nomes que para vocês devem parecer estranhos, mas isto é o Brasil – uma sociedade mestiça, onde euro-descendentes, afro-descendentes e indígenas se encontram na luta por um mundo melhor. É tudo “cabra da peste”, como eles se autodenominam, o que significa, gente de luta.
E eu venho discutir com estes homens e mulheres entusiasmados, a sociedade em que vivemos, as eleições que se aproximam, a escola, nossa preocupação permanente. Venho também falar da importância de um grupo de professores e professoras que consegue de seus quadros lançar dois companheiros a candidatos, uma a deputada estadual, a Ana Lúcia, e um a deputado federal , o Dudu. Gente de boa cepa, lideranças do movimento sindical docente que, tudo indica, serão eleitos.
E eu cá venho beber a alegria e a esperança desta gente que não desiste da luta e tem a convicção de que o PT vencerá as eleições e que juntos construiremos um Brasil onde valha a pena viver.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 115
Ano 11, Setembro 2002

Autoria:

Regina Leite Garcia
Univ. Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil
Regina Leite Garcia
Univ. Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo