Página  >  Edições  >  N.º 110  >  E vão sete (três+ três+um)

E vão sete (três+ três+um)

Primeiro foi o Afeganistão, que aliás é o primeiro país quando se faz o rol pela ordem alfabética, seguiu-se-lhe as Filipinas e agora, em terceiro lugar, a Geórgia, antiga república da antiga União Soviética. Os Estados Unidos enviaram para estes três países contingentes militares com a missão de combater grupos terroristas que neles estarão sediados.
No caso do Afeganistão, o processo é bem conhecido e teve o aval das Nações Unidas. No caso das Filipinas e da Geórgia, a presença militar americana foi pedida pelos respectivos governos, pelo que se tornou desnecessário qualquer formalidade da comunidade internacional.
Em lista de espera, de acordo com as declaradas intenções de George W. Bush, está um grupo de três países que constituirão, nas palavras do próprio presidente norte-americano, o eixo do mal: Irão, Iraque e Coreia do Norte. Portugal já derrotou a Correia do Norte, mas foi só em futebol - 5 a 3, em 1966, no Mundial de Inglaterra.
Teme-se (por exemplo na Europa onde a proliferação de eleições força a demarcação eleitoral face ao belicismo norte-americano) que a lógica da guerra seja, gradualmente, imposta ao mundo: Wasghinton bateu, este ano, todos os recordes em matéria de aumento dos gastos com a defesa.
Numa mata de Angola morreu Savimbi, mas a guerra civil angolana parece continuar. Bush, cuja administração pretende exercer maior influência em Africa, força o Governo de Luanda a um cessar-fogo unilateral. Seria uma espécie de vitória póstuma do rebelde derrotado. Angola está, porem, longe de ser o sétimo país do título deste sublinhado.
Também não o é Israel, nem a Nação palestiniana, à espera de um território livre para se assumir como país, cujas terras continuam a receber o sangue das centenas de mortos que o conflito ali aberto está a causar...
Nem Cuba (a ilha do longo desafio), nem uma Argentina afogada, dizem que pelo FMI; em dólares, nem umaVenezuela perigosamente a assumir-se anti-americana. O sétimo país é a Colômbia, onde a presença militar americana, é anterior ao 11 de Setembro e foi determinada por Clinton ao abrigo do chamado Plano Colômbia..
Sublinhe-se.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 110
Ano 11, Março 2002

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo