Página  >  Edições  >  N.º 108  >  Primeiros ciclos - Gosto/desgosto

Primeiros ciclos - Gosto/desgosto

Gosto da escola e também gosto dos meus colegas. Só não gosto de ficar de castigo. Mas como os outros meninos berram durante as aulas, depois ficamos todos de castigo. Mesmo os meninos que se portam bem, porque como há muita confusão a delegada de turma não sabe quem falou e quem não falou. A delegada de turma é a Marta, mas como ela é alérgica ao giz não pode apontar e quem aponta no quadro é a sub-delegada. Só que ela nunca escreve todos [os nomes de quem se porta mal], porque não cabem no quadro. Então ela diz que foram todos e ficamos todos sem recreio.
Mas eu não fico aborrecida, porque ficamos a fazer exercícios com o Euro. Já sei fazer trocos e tudo. É muito fácil: é só multiplicar por dois. Mas é preciso ter cuidado, porque no início vai haver muitos ladrões, já que as pessoas ainda não estão habituadas. Por exemplo, sé compramos uma borrachinha pequenina e pedirem 2 Euros por essa borracha, temos de dizer que não porque é muito dinheiro.
Mas o que eu gosto mesmo mais na escola é de ir ao recreio e de aprender matemática.Sinto alguma dificuldade no português - não é a ler, que eu até leio bem - é a escrever as palavras; dou muitos erros. A escola serve para tirar um curso e eu já quis ser muitas coisas - médica do coração, bombeira, pediatra, baby-sitter -, mas agora ando indecisa.
Se eu mandasse na escola fazia mais trabalhos de grupo. E deixava os meninos andar no recreio às cinco horas [hora em que termina o estudo acompanhado para os meninos que têm aulas de manhã], porque não é justo que os do segundo e do terceiro ano de manhã [à hora do almoço] saiam mais cedo [do que os do quarto] e possam andar por todo o recreio, quando nós, às cinco horas, como eles [os do segundo e do terceiro] estão nas salas, não podemos, temos de ficar num cantinho... E eu acho que isso não é justo. Ainda por cima é a mesma pessoa que toma conta do recreio [quer à hora do almoço, quer às cinco horas].
A única coisa que realmente não gosto na escola é da laranjeira. Havia um chorão muito grande no recreio, mas agora puseram lá a laranjeira. Acho que ele foi atingido por um raio durante uma trovoada e também por causa daquelas chuvas... Mas não tenho bem a certeza. O chorão estava quase a cair...

Lurdes Monteiro / aluna do 1º ciclo

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 108
Ano 10, Dezembro 2001

Autoria:

Lurdes Monteiro
Aluna do 1º Ciclo
Lurdes Monteiro
Aluna do 1º Ciclo

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo