Página  >  Edições  >  -  >  Alguns parágrafos sobre os dois primeiros meses das férias grandes

Alguns parágrafos sobre os dois primeiros meses das férias grandes

Num recente antigamente, as chamadas Férias Grandes iam de Julho a Setembro. As aulas começavam em Outubro, por volta do dia 7 , excepto em qualquer das três Universidades portuguesas. Em Coimbra, as aulas chegavam a começar só em Janeiro, depois do Natal e do Ano Novo. Calendários ainda não tão velhos assim.

Este ano, estranhamente, houve, por cá, uma geração inteira a reparar que Elvis Presley morreu há 20 anos. Elvis desapareceu a 16 de Agosto de 1977. Eu, e muitos outros que também tinham vinte anos há 20 anos, pensava que o 'Anjo de Menphis' perecera há muitos, muitos mais anos... Quiçá nos anos 50 quando ele se imortalizou.

In August of 1997 the world will come to Memphis to remember Elvis Presley and his legendary affect on music and pop culture as we know it. It's been 20 years since his death. This landmark year will prove to be the biggest celebration of Elvis' life and career ever. Performing and visual art, themed dance events, and concerts are all part of the week long, city-wide celebration known as Elvis Week.

Mês e meio antes das celebrações morria, com 89 anos, James Stewart. Foi a 2 de Julho. Dois dias depois, a nave norte-americana 'Mars Pathfinder' aterrava em Marte. Depois foi o sequestro, seguido de execução, de um autarca espanhol do PP, o partido do Governo. Isto entre 10 e 12 de Julho. A ETA reclamava transferência de presos para estabelecimentos prisionais das áreas de residência dos respectivos familiares. Nem o Governo de Madrid nem a ETA cederam. O dia 13 de Julho, um domingo, foi a data escolhida para a chegada a Havana dos restos mortais de Che Guevara.

Por altura do assassinato do autarca basco, morriam em Portugal, atropelados por um camionista avesso a cortes de estrada, dois manifestantes da Região de Coimbra que se insurgiam contra a supressão de um acesso ao IC7. Em Argel, na mesma semana, a violência islâmica assassinava 21 pessoas em dois dias. Mas os olhos do Mundo, com a Espanha à cabeça, choraram muito mais o jovem vereador espanhol. Talvez porque teve um rosto conhecido antes de ser morto.

Por cá, estala uma guerra interna no Partido Socialista a opor históricos (Manuel Alegre) a não históricos (Francisco Assis), a pretexto das confusões geradas pela apresentação da proposta de elevação de Vizela a concelho. O PP e o PSD apresentam um general na corrida à Câmara do Porto e o PCP anuncia o programa definitivo da Festa do Avante, marcada para 5, 6 e 7 do corrente mês de Setembro.

Jorge Sampaio desloca-se inesperadamente a Pretória para um encontro com Nelson Mandela, a pedido deste, cujo único tema de agenda seria Timor-Leste. Mais tarde é divulgado que o presidente Sul Africano pediu a Suharto a libertação de Xanana Gusmão, mas que o presidente indodésio negou-a. Toda esta diplomacia, que parece não impedir Pretória de vender armas a Jacarta, causou a expulsão (sem qualquer razão) do embaixador de Portugal na África do Sul.

À entrada de Agosto, os médicos manifestam-se contra o novo projecto de Estatuto Jurídico dos Hospitais, enquanto Mário Soares se mostra contra o acordo PS/PSD para a revisão constitucional. Em Atenas, Carla Sacramento sagra-se campeã mundial dos 1500 metros, Fernanda Ribeiro vice-campeã nos 10. 000 metros e medalha de Bronze nos 5000 e Manuela Machado a prata na Maratona Feminina. Nos Estados Unidos, Bill Clinton proibe fumar em todos os edifícios da administração pública americana.

Como numa piada velha a arremedar a pronúncia do Norte, dir-se-ia que 'A TAP NÃO ANDA BOA'. De facto, os pilotos entraram em greve ao trabalho extraordinário mas acabaram por a suspender durante cinco dias. Após negociações infrutíferas voltaram à greve mas o Governo decretou a requisição civil dos grevistas. Alguns pilotos adoeceram e mesmo com a requisição muitos voos foram cancelados. Depois houve acordo. Na órbita da Terra, a MIR também não anda boa. Muito esta estação orbital tem durado pois já ultrapassou em alguns anos a esperança de vida inicial.

Em França, um desastre com a camioneta que transportava o Grupo Folclórico de Mourisca do Vouga causou oito mortos. Foi uma das bandeiras mais negras da cíclica víndima de Verão nas estradas da Europa. Em Paris realizaram-se as XII Jornadas Mundias da Juventude que tiveram a presença do Papa. A Índia comemorou meio século de independência. Os indianos são já mais de mil milhões.

João Rita


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo