Página  >  Edições  >  -  >  O que passou, O que está a passar, O que vai passar

O que passou, O que está a passar, O que vai passar

CINANIMA. À XXI edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho, que se realiza de 11 a 16 de Novembro, em Espinho, concorreram mais de 400 filmes de 38 países, com predomínio de obras britânicas, independentes norte-americanas e belgas, para além de 28 produções nacionais.

Os mais de cem filmes seleccionados para as 17 categorias do festival irão disputar o Grande Prémio Caixa Geral de Depósitos e os prémios Cidade de Espinho e Jovem Cineasta Português (realizadores até aos 30 anos), entre outros.

No ano passado, o Grande Prémio distinguiu 'O ano do veado' (Suécia), cabendo o galardão de Jovem Cineasta Português ao colectivo da escola de Caldas das Taipas ('Cravo da Liberdade').

REGRESSO. Os Madredeus estrearam ao vivo, no templo romano de Évora, o seu próximo trabalho discográfico - 'O Paraíso' -, com edição prevista para 20 de Outubro.

O álbum, que assinala o ingresso de Fernando Júdice (ex-Trovante) em substituição de Gabriel Gomes e Francisco Ribeiro, foi gravado em Veneza e contém nove canções de Pedro Ayres Magalhães para a voz da inevitável Teresa Salgueiro.

TEATRO.

Os actores André Gomes e Nuno Simões são os protagonistas de 'O Carteiro de Pablo Neruda', em cena no Teatro Municipal de Almada.

Depois do êxito obtido pelo filme homónimo, a obra do chileno António Skarmeta surge no teatro, adaptada por Carlos Porto e encenada por Joaquim Benite. A peça é uma evocação da relação estabelecida entre Pablo Neruda (André Gomes) e Mário Rupuolo (Nuno Simões), um carteiro da Ilha Negra, em Itália, onde o poeta chileno esteve exilado.

...E NÃO SÓ. Teatro, recitais, conferências, debates e leituras constituem os principais aspectos da programação da nova temporada do Teatro Nacional S. João (TNSJ), no Porto, que começou a 19 de Setembro com a estreia de 'Os Gigantes da Montanha', de Pirandello (até 11 de Outubro). De 30 do mesmo mês até 23 de Novembro estará em cena 'De Pirandello a Eduardo', uma produção conjunta do TNSJ e do Ensemble-Sociedade de Actores a partir de 'O Homem da Flor na Boca' (Pirandello) e 'Sik-Sik, o Mágico' (Eduardo De Flippo).

Ainda no Porto, já há programa provisório para o Festival Internacional de Teatro, que decorrerá de 3 a 22 de Dezembro em quatro salas. O certame, dirigido por Ricardo Pais, surge na sequência da classificação do Centro Histórico da cidade como Património Mundial da Humanidade e inclui nove espectáculos de companhias de cinco países europeus e recitais de Ingrid Carven, Egberto Gismonti e Ertha Kitt. Ballet Teatro Auditório, Carlos Alberto, S. João e Rivoli - ainda em recuperação, será inaugurado a 16 de Outubro, pela Orquestra Clássica do Porto -, serão os palcos do festival, que será inaugurado com 'Measure for Measure' (de Shakespeare, pelos ingleses da Nottingham Playhouse).

Entretanto, no âmbito de um protocolo entre o TNSJ e a Fundação de Serralves, o austríaco Franz West criará uma instalação ('Bar West') no Salão Nobre do S. João, que complementará o café-concerto do Rivoli, animado pelo ilusionista Luís de Matos.

'Teatro. Vídeo. Fronteiras', 'Dois. Nenhum. Cem Mil.', 'Novelas de Pirandello', 'Pirandello e o Cinema' e 'Nápoles/De Filippo', serão alguns dos temas das conferências e debates promovidos pelo TNSJ durante a próxima temporada.

A NÃO PERDER. Uma exposição dos trabalhos premiados no mais prestigiado concurso internacional de fotojornalismo - World Press Photo, anualmente promovido pela organização holandesa World Press Foundation - está patente, até 13 de Outubro, no Centro Cultural de Belém.

No total, são cerca de 120 imagens tecnicamente perfeitas, que registam momentos históricos, dramáticos ou simplesmente invulgares vividos durante 1996: crianças angolanas vítimas de minas, os acontecimentos na Chechénia, a violência na Libéria e no Afeganistão, o desespero dos refugiados ruandeses no ex-Zaire e o carácter único que a posição das mulheres da Mauritânia assume no mundo árabe, figuram entre os temas ilustrados; mas também há fotografias de pinguins e outros animais, de atletas em momentos de glória, de embriões humanos, etc.

À 40ª edição do World Press Photo foram apresentados mais de 35 mil trabalhos de 3.663 fotógrafos, 30 dos quais portugueses.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo