Página  >  Edições  >  -  >  Cinema e Salsichas

Cinema e Salsichas

Centenas de filmes propriedade do Crédit Lyonnais, banco francês em dificuldades, incluindo 'Blockbusters' como 'Platoon', 'The Graduate' ('A primeira noite') e 'When Harry met Sally' ('Um amor inevitável') foram postos à venda.

Durante a sua incursão falhada em Hollywood o Crédit Lyonnais coleccionou uma filmoteca de mais de 1000 filmes, cujo valor no mercado tem vindo a subir rapidamente.

'Corsortium de Réalisation' a entidade que o governo francês criou há 2 anos para venda o que restava das posições que o Estado ainda detinha na banca francesa, contratou Furman Selz, um banco de investimento americano para organizar a venda. O negócio inclui a venda de 39 filmes nomeados para 79 Óscares, assim como, campeões de bilheteira com 'City Slickers' e 'Honeymoon in Vegas'.

O mercado de direitos sobre filmes expandiu-se extraordinariamente durante os anos 90, seguindo o lançamento dos canais de televisão por cabo, satélite e terrestres. A procura parece que vai continuar a crescer nos próximos, quando centenas de canais de televisão digital forem para o ar, subindo a competição pelos direitos dos filmes.

As filmotecas que apareceram recentemente no mercado, atraem um crescente interesse dos investidores. Nestes incluem-se, logicamente, as 'majors' americanas, mas também, um crescente número de companhias europeias que têm investido no 'film business' com realce para o grupo alemão Polygram.

Para uma Companhia que já possui um arquivo de filmes, comprar mais, representa uma oportunidade para aumentar os lucros, pois, torna-se capaz de vender mais produtos com a mesma infra-estrutura.

Segundo o 'Finantial Times' de 22 de Agosto as 'mayors' americanas estão a pôr a hipótese de comprar a 'Ciby 2000', companhia de produção e distribuição de filmes com sede em Paris, propriedade de uma empresa de construção civil 'Bouyges'.

A 'Ciby 2000' é proprietária de 80 filmes, incluindo algumas produções próprias como 'The Piano', 'Secrets and Lies' ('Segredos e Mentiras') e 'Muriel's Wedding'.

Tudo indica pois, que a ideia há uns tempos veiculada por um dos responsáveis governamentais em Portugal, segundo o qual 'o cinema é uma indústria como a das salsichas' tem pés para andar.

Paulo Teixeira de Sousa


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

Paulo Teixeira de Sousa
Escola Secundária Especializada de Ensino Artístico de Soares dos Reis, Porto
Paulo Teixeira de Sousa
Escola Secundária Especializada de Ensino Artístico de Soares dos Reis, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo