Página  >  Edições  >  N.º 99  >  Livros

Livros


Bibliotecas Escolares - Um contributo para a sua justificação, organização e dinamização

Lino Moreira da Silva
Livraria Minho
pp. 247

Na obra que agora se publica o autor dá continuidade à área em que tem procurado especializar-se: a da dinamização da leitura e das bibliotecas escolares - que tem sido objectoo de atenção crescente, por parte de investigadores, de responsáveis educativos, das escolas e da sociedade.

Atendendo a que pelas bibliotecas escolares passa muito do que deve ser a formaçãodas nossas crianças e jovens e a sua preparação para a vida, enquanto leitores bem formados e frequentadores de bibliotecas, o aparecimento deste livro revela-se da maior oportunidade pelas reflexões que formula e as propostas que apresenta.


Educação, Sociedade e Culturas

Associação Portuguesa de Sociologia e Antropologia da Educação
Edições Afrontamento
pp. 186

Este 14º número da Educação, Sociedade e Culturas é organizado sob o tema do "Multiculturalismo e Metodologias Qualitativas de Investigação" em Educação, que serviu de orientação para o primeiro seminário promovido pela Associação Portuguesa de Sociologia e Antropologia da Educação, realizado nos meados de Janeiro deste ano em Vila Real, e nele se incluem as comunicações que ali foram apresentadas. A revista inicia as suas páginas com um artigo de Xavier Bonal, da Universidade Autónoma de Barcelona, sobre o desenvolvimento do multiculturalismo em Espanha, e prossegue com outros artigos de nomes tão conceituados como Raul Iturra, Teresa Vasconcelos, José Luís Fernandes, Maria do Carmo Carvalho, Telmo Caria, Luís Souta e Rui Canário. Manuel Vasquez, na secção "Arquivo" aborda Paulo Freire e a crise da modernidade. Destaque ainda para as recensões de livros da autoria de Stephen Stoer e Luiza Cortesão, Licínio Lima, José Alberto Correia, Henrique Araújo e Ariana Cosme.


Atitudes e valores no ensino

Felipe Trillo (coord.)
António Bolívar, Fernando Cabral Pinto
José António Caride, Xosé Rubal, Miguel Zabalza
Instituto Piaget
pp. 305

Que são as atitudes e, sobretudo, como devem entender-se desde a perpsectiva de assumir a responsabilidade de uma acção educativa escolar a respeito delas? Qual o papel da escola no seu desenvolvimento e ou modificação, se é que tem de ter algum? Nessa direcção, que temos apreendido - desde 1990 - da incorporação das atitudes e dos valores no ensino no quadro do sistema educativo espanhol? Quais foram os acertos e os erros cometidos? Ao mesmo tempo, qual a perspectiva dos professores em exercício a este respeito? E quais as necessidades sentidas na formação?

"Atitudes e valores no ensino" é um livro que, partindo da denominada reforma educativa espanhola, expõe os dilemas práticos respeitantes aos professores, fala sobre o contexto das relações entre a escola e a sociedade, numa perspectiva de desenvolvimento comunitário, e termina com uma interpretação política daquilo que este tema representa em Espanha.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 99
Ano 10, Fevereiro 2001

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo