Página  >  Edições  >  N.º 92  >  Sítios para Reconhecer, Gentes para Reencontar

Sítios para Reconhecer, Gentes para Reencontar

Mercado Ferreira Borges

Durante todo o mês de Junho, o Mercado Ferreira Borges, no Porto, estará ocupado com o desenvolvimento de uma iniciativa intitulada "Arritmia ? As Inibições e os Prolongamentos do Humano".
Trata-se de um projecto concebido por alguns jovens artistas e produzido pelo Museu da Faculdade de Belas Artes, que o comissário João Sousa Cardoso explica deste modo: "Através da reunião de um vasto número de artistas de diferentes gerações e com linguagens muito distintas, pretende-se estabelecer um discurso abrangente que promova o confronto entre as mais variadas e possíveis abordagens da temática proposta".
Assim, e "numa manifesta convicção de complementaridade", para o projecto foram convocadas, a par das artes, outras áreas da investigação e do saber, designadamente Biomédicas, Robótica, Design de Moda, Estatística, Astronomia, Protésica e Desporto. "Deste modo, pensa-se contribuir para o rompimento de um raciocínio hermético e fragmentado que obedece à separação disciplinar e que ainda persiste no panorama cultural do país".
Paralelamente à exposição, decorrerá um calendário de eventos ligados ao teatro, à música e à dança contemporânea. Estão previstas, também, conferências e visitas guiadas.

AQUILINO

Entre 27 de Junho e 2 de Julho, a Câmara Municipal de Paredes de Coura vai realizar uma homenagem a Aquilino Ribeiro. A iniciativa pretende contribuir para o progresso dos estudos da vida e obra de Aquilino e decorrerá em diversos locais daquele município do Alto Minho, ao qual o escritor esteve muito ligado ? a prova-o, "A Casa Grande de Romarigães".
Organizada pela Cooperativa Árvore, do Porto, a homenagem é comissariada por Mário Cláudio e envolverá diversas personalidades de vários quadrantes da vida nacional, numa série de eventos a divulgar oportunamente: congresso, exposição documental, gastronomia, edições, etc. Na sessão de abertura prevê-se a presença do ministro da Cultura, estando já confirmada a presença de Jorge Sampaio no encerramento da homenagem.

VISIONARIUM

O Centro de Ciência do Europarque, em Santa Maria da Feira, foi distinguido com uma comenda especial no Concurso Anual do Museu Europeu, instituído pelo European Museum Forum para "reconhecer e encorajar o desenvolvimento dos espaços que se tornaram exemplos de excelência no seio dos museus europeus e que conseguem desenvolver uma estratégia sustentada, demonstrando espírito de iniciativa na organização de acções destinadas aos diversos públicos-alvo".
A rainha Fabíola, da Bélgica, é a patrona do prémio e entregou pessoalmente a distinção ao presidente do Visionarium, durante uma cerimónia realizada em Bona. O processo de selecção do vencedor ? Museu Gugenheim de Bilbau ? foi realizado por um comité internacional de profissionais da área da cultura: das mais de 200 instituições candidatas, foram seleccionadas 30 e, posteriormente, designadas oito finalistas, que se sujeitaram a avaliação pública em regime de plateia aberta.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 92
Ano 9, Junho 2000

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo