Página  >  Edições  >  N.º 181  >  Justiça inocenta pais de miss infantil morta nos EUA em 1996

Justiça inocenta pais de miss infantil morta nos EUA em 1996

EXPLORAÇÃO INFANTIL

Os pais da pequena JonBenet Ramsey, assassinada em 1996, quando era uma popular rainha de beleza infantil de apenas seis anos, no Colorado, foram inocentados do caso, no qual foram considerados suspeitos durante 12 anos.
O gabinete da Procuradoria de Distrito do condado de Boulder divulgou uma nota, anunciando que "não consideram nenhum membro da família Ramsey, incluindo John, Patsy, (o irmão) Burke Ramsey, como suspeitos nesse caso".
No comunicado, "lamentam profundamente" terem posto os Ramsey como principais suspeitos desse caso de grande divulgação na imprensa americana, durante mais de 11 anos.
A Procuradoria explicou ter decidido fazer o anúncio, após receber, recentemente, novas provas científicas de DNA que inocentam os familiares directos da menina, que foi encontrada morta, agredida e estrangulada na cave da casa dos Ramsey, no dia seguinte ao Natal de 1996.
O caso gerou enorme cobertura das TVs americanas, que mostraram vídeos da pequena modelo, narrando a trágica descoberta do corpo e, finalmente, as acusações que começaram a apontar os pais como maiores suspeitos. Perante a opinião pública ambos foram apontados como possíveis autores do crime. A mãe de JonBenet, Patsy, teve entretanto, um cancro e faleceu, em 2006, aos 49 anos.
A ocorrência deste caso, para alem do crime em si, fez levantar, um pouco por todo o mundo, a questão de uma certa forma de trabalho infantil ou de exploração infantil, no caso, a sujeição de uma criança de apenas 6 anos a um concurso de beleza e possíveis consequências da sua exposição mediática precoce.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 181
Ano 17, Agosto/Setembro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo