Página  >  Edições  >  N.º 174  >  Unicef: crianças pagam caro por guerra no Iraque

Unicef: crianças pagam caro por guerra no Iraque

Centenas de crianças "pagam um alto preço" por causa da guerra no Iraque, sendo sujeitas a enorme violência, deslocação das populações e falta de escolas, revelou nesta sexta-feira o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef). "As crianças iraquianas foram apanhadas frequentemente no meio de fogo cruzado em 2007; a insegurança e a deslocação (das populações) continuam a atingir muitos iraquianos", e o acesso aos serviços essenciais continuou a deteriorar-se em todo o país, afirmou num comunicado Roger Wright, representante especial da Unicef para o Iraque. 
As crianças iraquianas, "base para a restauração do país" que conta actualmente com 27 milhões de pessoas, "pagam um alto preço" devido à violência e a toda a espécie de dificuldades, acrescentou. 
Milhares de crianças foram mortas ou feridas este ano e um número indeterminado foi testemunha da morte violenta ou do sequestro de um membro da família. 
Cerca de 1.350 crianças foram presas em 2007 por soldados ou policias, em certos casos, por terem "violado as medidas de segurança", indica o Unicef. 
De acordo com a organização, "cerca de 220.000 crianças deslocadas em idade primária interromperam os estudos em 2007, somando-se às 760.000 crianças (17%) não escolarizadas em 2006". 
Em média, 25.000 crianças por mês foram obrigadas a deixar a sua casa junto com as famílias.  Desde a invasão americana do Iraque, em Março de 2003, cerca de 4,2 milhões de iraquianos deixaram os seus lares, 2 milhões para áreas do interior do país.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 174
Ano 17, Janeiro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo