Página  >  Edições  >  N.º 172  >  Livros Profedições

Livros Profedições
Escolas, Famílias e Lares
Um caleidoscópio de olhares
Pedro Silva (Org.)
Preço: 14.00 ¤
Preço com desconto: 12.60 ¤

Este livro corresponde, tal como o seu título indica, a uma pluralidade de olhares. Esta diversidade, sendo caleidoscópica, é, contudo, tecida em torno de um duplo fio condutor: o objecto de estudo, por um lado, e a perspectiva crítica, problematizadora, por outro. Esta obra colectiva debruça-se, simultaneamente, sobre as vertentes e sobre a interface da relação entre escolas, famílias e lares. Abrange ainda os diferentes níveis de ensino (desde a educação de infância ao ensino secundário) e uma multiplicidade de abordagens metodológicas (deste o tratamento estatístico sofisticado de dados à etnografia e à etnometodologia).
Esta obra pretende, assim, pela mão de um conjunto de pesquisas recentes, contribuir para alargar a compreensão e o debate sobre a complexa teia de relações entre duas instituições sociais centrais das sociedades contemporâneas: as famílias e as escolas.


Este livro foi publicado com o apoio das seguintes instituições:

CIEd ? Universidade do Minho
Centro de Investigação em Educação
CIFPEC ? Universidade do Minho
Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança
CIID ? Instituto Politécnico de Leiria
Centro de Investigação Identidade(s) & Diversidade(s)
CIIE ? Universidade do Porto
Centro de investigação e Intervenção Educativas
FCT ? Fundação para a Ciência e Tecnologia
FPCE ? Universidade do Porto
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação



Crianças de meio rural
As mãos na terra e os olhos no futuro
Rui Pedro Rodrigues Palma da Silva
ISBN: 972-8562-45-8
pp. 250
Preço: 12.00 ¤

Professor e Investigador associado do centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) da Universidade do Minho. Participou no Projecto E.R.V.A.L. (Escolas Rurais do Vale do Lima), no âmbito do Projecto "Escolas Rurais ? De Obstáculo a recurso" do I.C.E. ? Instituto das comunidades Educativas.
Este livro aborda as representações sociais de crianças de meio rural sobre o mundo do trabalho e as profissões. É um instrumento de trabalho de educadores e professores, particularmente para os que trabalham em escolas no meio rural. É também um contributo para o debate sobre o papel destas escolas e dos professores, no desenvolvimento destas comunidades rurais cada vez mais marginalizadas.

Educação e cinema
Novos olhares na produção do saber
José de Sousa Miguel Lopes
ISBN: 978-972-8562-41-0
pp. 311
Preço: 12.00 ¤

José de Sousa Miguel Lopes, moçambicano, é Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tem vários trabalhos publicados no campo da educação e literatura no Brasil, Portugal e Alemanha.
É membro do Conselho Editorial consultivo da Revista Presença Pedagógica, desde a sua criação em 1995. Membro do Conselho Editorial da Revista "on-line" "Currículo sem fronteiras", editada nos EUA a partir de Janeiro de 2001. Colaborador regular desde 2002, do jornal "A Página da Educação", editado em Portugal. Sócio fundador da Associação Internacional de Literaturas de língua Portuguesa e Outras Linguagens (2004).

Os portugueses
Portugal a Descoberto
Leonel Cosme
ISBN: 978-972-8562-47-2
pp.71
Preço: 9.00 ¤

"Não será hiperbólico pensar que as novas saídas de numerosos portugueses para o estrangeiro, em busca de melhores condições de vida, - se nos lembrarmos de que situações de vida análogas já se verificaram noutros séculos ? poderão ser um indício preocupante de que mais uma parcela do nosso povo está a desistir antes de terminar o último desafio." Neste livro, editado na colecção "Bichos Carpinteiros ? Corroendo o pensamento dominante", Leonel Cosme, põe Portugal a Descoberto, debruçando-se sobre histórias que se repetem, a insularidade, a tristeza dos portugueses e uma certa nostalgia do paraíso perdido. O autor, colaborador de A PÁGINA da Educação na rubrica EM PORTUGUÊS, exerceu actividade jornalística e dedica-se actualmente à actividade literária.

Da democratização à democracia cultural
Uma reflexão sobre políticas culturais e espaço público
João Teixeira Lopes
ISBN: 972-8562-40-3
pp. 119
Preço: 12.00 ¤

João Teixeira Lopes, 37 anos, sociólogo. Professor associado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Neste livro, analisa as perspectivas conflituais e tensões em torno dos usos da cultura. Proporciona um conhecimento crítico e actualizado sobre a estruturação concreta dos «mundos da cultura». Apreende o significado conflitual de «bem cultural» e leva-nos a perceber as lógicas da criação, circulação e recepção dos bens culturais.

Muros e redes
Conversas sobre escola e cultura
Org. Mailsa Passos, Nilda Alves e Paulo Sgarbi
ISBN: 978-972-8562-36-5
pp. 225
Preço: 12.00 ¤

"No fim do século XIX e princípio do século XX, tomou força a ideia de que era preciso levar a "vida" para dentro da escola. Nasceu assim a corrente depois conhecida por "Escola Nova". Salientava-se a necessidade de uma mudança radical nos métodos de ensinar. Dizia-se que era preciso acabar com os "muros" que separavam o que se passava dentro da escola do que ocorria no seu exterior. (...) Nas entrevistas que constituem este livro, procuramos mostrar a importância de conhecer o que se passa dentro e fora da escola, convidando o leitor a contribuir para derrubar muros e construir redes (...)."

Uma revolução na formação inicial de professores
Amélia Lopes, Cristina Sousa, Fátima Pereira, Rafael Tormenta e Rosália Rocha
ISBN: 972-8562-23-3
pp. 114
Preço: 11.00 ¤

A formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, nos últimos 30 anos, terá sido pedagogicamente mais elaborada e mais consistente no período revolucionário (1974/76 e de 1976/79).
A actual formação inicial de professores mostra uma evolução positiva na sua componente científica, mas mostra também perdas na sua vertente pedagógica. Tais mudanças devem-se, possivelmente, a uma academização ou universitarização desta formação.
Este livro pretende salientar as dimensões que caracterizaram a formação inicial no período revolucionário, tendo em vista possibilitar a integração de algumas das suas componentes nos actuais processos de formação inicial. O livro promove também, indirectamente, uma reflexão sobre a pedagogia no ensino superior.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 172
Ano 16, Novembro 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo