Página  >  Edições  >  N.º 161  >  Trópicos são, ao mesmo tempo, berço e museu da biodiversidade

Trópicos são, ao mesmo tempo, berço e museu da biodiversidade

AMBIENTE

Os trópicos são, ao mesmo tempo, o berço e o museu da maior parte da biodiversidade do planeta, o que confirma a necessidade de preservar as florestas tropicais, os recifes coralinos e os outros ecossistemas.
Paleontólogos e biólogos da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Universidade de Chicago (Illinois) mostraram que três quartos de um grupo importante de animais marinhos, as ostras, os mariscos e outros moluscos apareceram inicialmente nos trópicos antes de se espalhar para os pólos.
Apenas um quarto deste grupo emergiu a latitudes maiores, segundo estes cientistas cujo trabalho foi publicado na última edição da revista Science.
Na sua grande maioria, as plantas e outras espécies animais também tiveram provavelmente uma origem tropical, segundo James Valentine, professor de biologia da Universidade de Berkeley e um dos co-autores desta investigação.
O resultado do estudo responde parcialmente à questão apresentada pelos biólogos durante mais de um século, ou seja, porque há uma maior biodiversidade nas áreas tropicais marinhas e terrestres do que em latitudes mais elevadas.
"Estas espécies migram dos trópicos e aumentam a diversidade nas zonas temperadas e árcticas e nós devemos, assim, preservar as fontes da fauna e da flora tropicais nas latitudes maiores", explicou o biólogo.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 161
Ano 15, Novembro 2006

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo