Página  >  Edições  >  N.º 150  >  Fim da discriminação de género é chave para o desenvolvimento

Fim da discriminação de género é chave para o desenvolvimento

IGUALDADE de GÉNERO

O Fundo de População das Nações Unidas (UNPFA) defende que a igualdade entre os sexos ajuda a reduzir a pobreza e pode ser a chave para o cumprimento dos Objectivos do Milénio (ODM).
A UNPFA lembra aos dirigentes mundiais os compromissos assumidos com as mulheres e os jovens, em virtude dos ODM estabelecidos em 2000, que incluem a igualdade entre os sexos, a luta contra a mortalidade infantil e a promoção da saúde reprodutiva. "Investir nas mulheres e nos jovens, que representam a maior parte da população mundial, permitirá acelerar o desenvolvimento a longo prazo. Se tal medida não for tomada, o risco de fortalecer a influência da pobreza nas gerações futuras aumentará", acrescenta a organização.
A discriminação é um dos principais responsáveis pelo aumento dos índices de mortalidade das mulheres entre os 15 e os 44 anos. Anualmente, cerca de 530.000 mulheres morrem por problemas relacionados com a gravidez e pela falta de acesso aos anticoncepcionais, responsáveis por cerca de 76 milhões de gestações não desejadas nos países em vias de desenvolvimento e por cerca de 19 milhões de abortos praticados em condições perigosas.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 150
Ano 14, Novembro 2005

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo