Página  >  Edições  >  N.º 132  >  Ciência e sociedade

Ciência e sociedade

Debate em Coimbra

No âmbito da VI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, realiza-se nos dias 4 e 5 de Março um colóquio subordinado ao tema ?Ciência e Sociedade?, cuja conferência inaugural será proferida por Juan Masiá Clavel, jesuíta e filósofo de formação que se divide entre Madrid e Tóquio e que ?tem uma reflexão muito amadurecida sobre os compromissos entre a ciência e as ideologias e uma experiência notável em matéria de diálogo inter-cultural e inter-religioso.
Este colóquio, a realizar no Auditório da Reitoria em sessões abertas ao público, incluirá ainda três mesas-redondas pedagogicamente encadeadas (centradas em três temas nucleares) e uma sessão de encerramento com uma conferência pelo galardoado físico teórico Professor Pedro Echenique.
O objectivo do colóquio é abrir uma discussão sobre a ciência, a tecnologia e sobre todos os temas relacionados com a inserção e os efeitos dessas actividades na nossa sociedade, tendo como pano de fundo o reconhecido défice de cultura científica existente em Portugal.
Conferências como ?La Chanson du béton-armé, hier et aujourd?hui?, por Jacques Gubler, ou a ?A Ciência de Darwin e as Humanidades?, por Ana Leonor Pereira, são alguns dos pontos altos de uma semana na qual será também entregue o Prémio Universidade de Coimbra, a galardoar o professor Fernando Henrique Lopes da Silva, investigador médico português há 40 anos radicado na Holanda.
A VI Semana Cultural da Universidade de Coimbra (1 a 6 de Março) incluirá ainda espectáculos de música, de dança e de teatro, bem como sessões públicas de poesia e lançamentos de livros. Destes destacam-se ?Relação de Bordo III?, de Cristóvão de Aguiar e a apresentação da tradução portuguesa da obre ?A Sabedoria do Oriente. Do Sofrimento à Felicidade?, de Juan Masiá Clavel.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 132
Ano 13, Março 2004

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo