Página  >  Edições  >  N.º 127  >  Identificação de hormona abre caminho ao tratamento da obesidade

Identificação de hormona abre caminho ao tratamento da obesidade

Um grupo de investigadores britânicos do Imperial College de Londres identificou uma hormona cuja ausência em pessoas que sofrem de obesidade poderá explicar o seu aumento de peso, abrindo assim um caminho para o tratamento da doença.
De acordo com o estudo, recentemente publicado na revista americana New England Journal of Medicine, nas pessoas obesas o nível da hormona PYY-36, que regula a sensação de fome, estará um terço abaixo do normal. Os cientistas conseguiram reduzir em cerca de 30% o apetite e o consumo de calorias das pessoas obesas num período de 24 horas quando injectavam nelas uma dose desta hormona.
Segundo Rachel Batterham, co-autora do estudo, realizado junto de doze pacientes obesos e doze pessoas com peso normal, a hormona é produzida pelo organismo "em resposta à sensação de fome e indica ao cérebro que um alimento foi ingerido. A ausência da PYY3-36, que pode ser observada nos pacientes obesos, poderá ser a razão pela qual algumas pessoas se tornam obesas", disse aquela médica.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 127
Ano 12, Outubro 2003

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo