Página  >  Edições  >  N.º 119  >  Setenta países arriscam-se a não cumprir os objectivos da Unesco para 2015

Setenta países arriscam-se a não cumprir os objectivos da Unesco para 2015

Cerca de setenta países arriscam-se a não cumprir os objectivos fixados para 2015 pelo Forum Mundial de Educação - realizado na capital do Senegal, Dakar, em Abril de 2000 - e alguns deles tiveram mesmo uma evolução negativa, anunciou recentemente a Unesco. Ao contrário destes, 83 outros estão em condições de atingir esse objectivo.
O Forum havia identificado seis objectivos: a universalização de uma educação gratuita de qualidade aceitável, a eliminação das diferenças de igualdade de oportunidades entre os sexos, a eliminação do número de analfabetos adultos para metade, o desenvolvimento da educação das crianças e jovens, o aumento das oportunidades de instrução dos adultos e a melhoria geral da qualidade da educação.
Vinte e oito países, a que corresponde 26% da população mundial, poderão atingir apenas os três primeiros critérios, de carácter quantificável. Dois terços desses países situam-se na África sub-sahariana. A Índia e o Paquistão - que no total perfazem 18% da população mundial, estão neste grupo. Quarenta e três outros, correspondente a 35,6% da população do globo, arriscam-se a não atingir nenhum dos critérios. A educação é o primeiro dos quatro domínios de competência da Unesco e representa 35% do seu orçamento total.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 119
Ano 12, Janeiro 2003

Autoria:

Licínio C. Lima
Instituto de Educação e Psicologia, Univ. do Minho
Licínio C. Lima
Instituto de Educação e Psicologia, Univ. do Minho

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo