Página  >  Edições  >  -  >  Colombia: Professores Assassinados

Colombia: Professores Assassinados

Dr. Ernesto Samper Pizan
Presidente da República de Bogota
Colombia
Fax: 571 286 74 34
Bruxelas, 3 de Dezembro de 1996

Senhor Presidente,

A Internacional da Educação (IE) representa mais de 23 milhões de professores e trabalhadores da educação, através das suas 272 organizações sindicais sediadas em 146 países do mundo.

A nossa organização membro, a Federação colombiana de educadores (FECODE), informou-nos que, desde o início deste ano, foram perpretados 34 assassinatos contra professores e trabalhadores da educação filiados neste Sindicato (ver lista anexa). A Internacional da Educação exprime a sua consternação perante estes factos e condena veementemente uma tal violência, que se repete anos a fio, enquanto os seus responsáveis continuam numa absoluta impunidade.

Senhor Presidente, exigimos um inquérito exaustivo sobre estes assassinatos, a fim de que os seus autores sejam julgados e condenados de acordo com a lei. Consideramos necessário aprofundar os esforços que o vosso Governo realiza para assegurar a justiça na Colombia, dar o seu pleno sentido aos direitos mais elementares da população, tais como o direito à vida e à integridade fisíca, e garantir a segurança dos professores no exercício da sua profissão.

Partilhamos ainda a inquietação exprimida, em numerosas ocasiões, pela União Europeia, a Confederação Internacional dos Sindicatos Livres (CISL), e dos organismos como a Amnistia Internacional ou Human Rights Watch, que denuncia constantemente as violações dos direitos humanos na Colombia e pede ao vosso Governo a dissolução dos grupos paramilitares, a independência dos juízes e magistrados, e avançar para a resolução do conflito armado interno, a fim pôr termo à violência e à impunidade.

Peço-vos que aceite, Senhor Presidente, a expressão da nossa respeitosa consideração.

 

 

Fred van Leeuwen Secretário-Geral

LISTA DE PROFESSORES ASSASSINADOS

1996

1. TERESITA ZAPATA, professora de IDEM Manrique, do Departamento de Antioquia, assassinada em 24 de Janeiro de 1996.

2. ELBA HURTADO, assassinada no Município de Guamo, Departamento de Bolivar, em finais do mês de Janeiro de 1996.

3. CARLOS CORTES H., Reitor do Centro Oficial de Adultos de Itaguí, Departamento de Antiquia, assassinado em 2 de Fevereiro de 1996.

4. JESUS BARRENECHE, docente da 1ª Concentração Educativa Barranquillita do Município de Chigorodó, Departamento de Antioquia, assassinado em 4 de Fevereiro de 1996.

5. EMMA MARIN, docente da Escola Versalles de Manrique, Departamento de Antioquia, assassinada em 10 de Fevereiro de 1996.

6. HUMBERTO PINEDA, docente da Escola República da Venezuela, do Município de Medellin, Departamento de Antioquia, assassinado em 13 de Fevereiro de 1996.

7. ELKIN JARAMILLO, Chefe de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do Departamento de Antioquia, assassinado em 15 de Fevereiro de 1996.

8. OLGUIER ENRIQUE DAZA VEGA, docente do Município de Jagua de Ibirico, Departamento de Cesar, assassinado em 7 de Março de 1996.

9. MOISES AGUDELO, educador de Idem Santa Gema de Buriticá, Departamento de Antioquia, assassinado em 3 de Abril de 1996.

10. ALFREDO LOAIZA BETANCUR, docente ao serviço do Departamento de Risaralda, assassinado em 17 de Abril de 1996.

11. ALVARO IVAN LOPEZ DORIA, professor do Colégio Manuel H. Iriarte, Ensino Nocturno, do Município de Montería, Departamento de Córdoba, fazia parte da Comissão de Vigilância da Cooperativa de Educadores de Córdoba "CORDUCOR", assassinado em 17 de Abril de 1996.

12. FRANCISCO AREVALO MENDIOLA, educador do Município de Abrego, Departamento do Norte de Santander, assassinado em 20 de Abril de 1996.

13. RODRIGO ALBERTO ALVAREZ SALDARRIAGA, assassinado na noite do dia 3 de Maio de 1996, em Carrera 80 com San Juan de Medellin, trabalhava na Concentração Educativa Monseñor Wideman, Município de la Estrella, Departamento Antioquia.

14. FARIEL ENRIQUE LAGUÑA RIVERA, docente do Município de Palaya, Departamento de Cesar, assassinado em 9 de Maio de 1996.

15. ARMANDO HUMANEZ PETRO, assassinado em 23 de Maio de 1996, em Montería, Departamento de Córdoba.

16. BIENVENIDO AGAMEZ PEREZ, membro da Directiva Municipal de Maestros do Município de San Carlos, Departamento de Córdoba, assassinado em 27 de Maio de 1996 no mesmo município.

17. HERNANDO MEZA PEÑARANDA, docente do Município de Lourdes, Departamento do Norte de Santander, assassinado em 10 de Junho de 1996.

18. SAMUEL GELVEZ BOADA, docente do Instituto Superior para a Educação Rural "ISER", do Município de Arboledas, Departamento do Norte de Santander, assassinado em 10 de Junho de 1996.

19. LUZ MARINA PEREZ, docente do Instituto Superior para a Educação Rural "ISER" do Município de Arboledas, Departamento do Norte de Santander, assassinado em 10 de Junho de 1996.

20. JULIO CESAR JARAMILLO, Reitor do Colégio Luis Carlos Galán, de Armenia, Departamento de Quindío, membro activo do Sindicato de Professores de Quindío, "SUTEQ", assassinado em 19 de Junho de 1996.

21. JOSE ALBERTO ALZATE PATIÑO, docente investigador da Universidade de Córdoba, assassinado em 10 de Julho de 1996.

22. PEDRO RODRIGUEZ, docente de Vareda El Romo, Município de Carmen de Bolívar, Departamento de Bolívar, assassinado em Julho de 1996.

23. JAIRO REDONDO DIAZ, docente da Escola Trabalhadores da Construção, assassinado em 30 de Agosto de 1996, no mesmo município, Departamento de Sucre.

24. BENJAMIN GUZMAN FONSECA, docente da Concentração Rafael Nuñez, Município de San Jacinto, Departamento de Bolívar, assassinado em 31 de Agosto de 1996, em horas nocturnas.

25. FRANCISCO JAVIER VASQUEZ DUQUE, docente de IDEM do Município de El Santuario, Departamento de Antioquia, assassinado em 31 de Agosto de 1996.

26. DARIO CHAVERRA ALVAREZ, educador do Município de Tierralta, Departamento de Córdoba, assassinado em 31 de Agosto de 1996 quando se encontrava com 2 irmãos, que ficaram gravemente feridos, um deles é educador e o seu nome é Eliécer Chaverra Alvarez.

27. ROSALBA SANCHEZ DE PAREJA, educadora do Município de Sonsón, Departamento de Antioquia, Escola La Quiebra, assassinada em 16 de Setembro de 1996.

28. LUZ MARINA SOLANO, professora da Escola Rural de Cuestecita, Município de Maícao, Departamento de Guajira, assassinada em 30 de Setembro de 1996, na rua que vai de Riohacha a Cuestecita.

29. ELIZABETH RICCO MARTINEZ, professor do Colégio de Bachillerato do Corregimiento de Monguí, Município de Riohacha, Departamento de Guajira, assassinada em 30 de Setembro de 1996 na rua que vai de Riohacha a Cuestecita.

30. ARACELLY DEL SOCORRO ALVAREZ, docente do Corregimiento de Murry, Município de Frontino, Departamento de Antioquia, assassinado em 24 de Outubro de 1996.

31. OCTAVIO VARELA, docente do Município de Yali, Departamento de Antioquia, assassinado em 28 de Outubro de 1996.

32. NIXON NICANOR ORTIZ MOSQUERA, docente da Escola Rural El Chontaduro, Município de Mutatá, Departamento de Antioquia, assassinado em 31 de Outubro de 1996.

33. NICOLAS CAICEDO AVENDAÑO, professor da Escola Rural Integrada Laverde, do Município de San Antonio de Prado, Departamento de Antioquia, assassinado em 16 de Novembro de 1996.

34. MARIA INES OSORIO JARAMILLO, educadora do sector privado, no Município de Chigorodó, Departamento de Antioquia, assassinada em 16 de Novembro de 1996.

Santafé de Bogotá, 25 de Novembro de 1996


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

Fred van Leeuwen
Federação Colombiana de Educadores (FECODE)
Internacional da Educação (IE)

Fred van Leeuwen
Federação Colombiana de Educadores (FECODE)
Internacional da Educação (IE)

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo