Página  >  Edições  >  -  >  Papéis de Música

Papéis de Música

Destaque para MÚSICA, de Victorino d'Almeida, da colecção 'O que é'. Livro recente, de divulgação, acessível à leitura dos menos entendidos. Aconselhável, ainda de Victorino d'Almeida, MÚSICA E VARIAÇÕES - I torna a leitura um divertimento; não foi editado o Volume II, o que não pode deixar de se considerar uma lacuna no panorama literário-musical português.

Será um lugar-comum escrever que não abundam os estudos de música, quer teóricos, quer históricos, de autores portugueses. A edição de volumes mais recentes com relevo para ESTUDOS DE HISTÓRIA DA MÚSICA EM PORTUGAL, de Manuel Carlos de Brito não é suficiente para se considerar que haja um movimento direccionado para a investigação. E para isto não seria condição a direcção universitária de um movimento?

Algumas publicações estrangeiras como LE MONDE DE LA MUSIQUE, ou JAZZ MAGAZINE têm um público fiel, mas restrito.

Por isso, é de saudar o aparecimento da revista O PAPEL DO JAZZ, dirigida por José Duarte, em edição bilingue. Eis algumas palavras do Editorial: 'Ando a apregoar jazz há 40 anos e o jazz no meu país só conseguiu chegar à porta de entrada... Somos um país que se desenvolve muito devagar e a nossa cultura musical é muito pobre...'.

Talvez porque o nosso país haja tão poucos 'papéis de música', é que os músicos do nosso país andam tantas vezes 'aos papéis'.

Guilhermino Monteiro


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Autoria:

Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia
Guilhermino Monteiro
Escola Secundária do Castêlo da Maia

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo