Página  >  Edições  >  N.º 99  >  Professores franceses gostam da profissão

Professores franceses gostam da profissão

(AFP.html">AFP)

Segundo uma recente sondagem publicada em França pelo jornal "Depeche du Midi", 99% dos professores daquele país dizem gostar particularmente da sua profissão, enquanto 85% afirmam gostar "bastante", enquanto 64% gostaria que ela fosse melhor reconhecida. Ainda de acordo com aquele estudo, 99% considera a docência uma profissão útil, apesar de difícil (94%), e acha que ela precisa de evoluir(93%).

Por outro lado, 83% deles é da opinião que os alunos reconhecem a utilidade da profissão, bem como pelos pais (79%), mas não são mais do 45% a considerar que esse sentimento se estende à generalidade da sociedade francesa e 38% aos meios de comunicação social. Ainda assim, os professores sentem-se satisfeitos com as suas relações com os alunos (98%), com os colegas (94%), com outros funcionários (82%) e com os encarregados de educação (79%), bem como com o grau de autonomia do seu trabalho (95%) e com o seu ritmo (73%).

Pelo contrário, os professores franceses não são mais do que 66% a declararem-se satisfeitos com a sua remuneração, 58% com os meios materiais e técnicas postos à sua disposição, 55% com a avaliação realizada pela Inspecção, 53% com as relações estabelecidas com a administração educativa e somente 43% com as possibilidades de formação que lhes são oferecidas.

Todos os direitos de reprodução e de representação reservados.
@ 1999 Agence France-Presse

AFP.html">sobre @ da Agence France-Presse


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 99
Ano 10, Fevereiro 2001

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo