Página  >  Edições  >  N.º 90  >  Cruzada Anglicana pelo Casamento Chega às Escolas

Cruzada Anglicana pelo Casamento Chega às Escolas

Os professores britânicos vão passar a ensinar aos seus alunos que o casamento constitui o "fundamento" da sociedade, anunciou recentemente o ministro da educação, David Blunkett, acusado por alguns sectores da sociedade de participar numa cruzada moral iniciada pela igreja. Esta medida é fruto de um compromisso previamente acordado entre o governo e a igreja anglicana e fará parte de uma emenda que o ministro da educação entendeu incluir num projecto de lei actualmente em apreciação pelos Lordes, a câmara alta do parlamento britânico.
As escolas serão aconselhadas a ensinar aos alunos que o "casamento e as relações estáveis são as bases da comunidade e da sociedade". "Queremos que os professores expliquem a forma como o casamento se desenvolveu, o que ele representa e a maior estabilidade emocional que pode representar para as crianças. As estatísticas não deixam dúvidas quanto a esse ponto", disse Blunkett numa emissão da rádio BBC.
O ministro apresenta esta concessão na esperança de convencer os Lordes a adoptar um texto controverso sobre homossexualidade. O projecto de lei, recentemente chumbado pela câmara alta de Westminster, prevê a abolição de uma disposição legal, votada em 1988, sob a presidência da Primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher, que impede as instituições de poder de falar em tom não negativo da homossexualidade, ao apresentá-la, por exemplo, como uma forma de vida legítima. Segundo as associações de direitos cívicos e da comunidade homossexual, esta lei conduziu a uma discriminação dos adolescentes gays nas escolas e a uma "diabolização" das relações não heterossexuais. As igrejas anglicana e católica, apoiadas pelos Lordes e pelo partido conservador, mantêm desde há semanas, no entanto, uma intensa campanha para a manutenção desta interdição.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 90
Ano 9, Março 2000

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo