Página  >  Edições  >  N.º 89  >  Grécia "aceita" Manuais em Turco

Grécia "aceita" Manuais em Turco

(AFP)

Manuais escolares em língua turca começaram a ser distribuídos a alunos da minoria muçulmana residentes na Grécia, marcando a pacificação em torno de um diferendo crónico entre aqueles dois países. "São cerca de 200 mil os manuais postos à disposição nos últimos dias em 235 salas de aula da instrução primária daquela minoria", instalada na Trácia Ocidental, indicou o ministro grego dos negócios estrangeiros.
Esta evolução, tornada possível graças ao acordo greco-turco conseguido no outono do ano passado no quadro de um protocolo cultural bilateral assinado em 1968, vem regulamentar um diferendo antigo entre os dois países, que privou os alunos, ao longo de décadas, de um manual na sua língua-mãe.
As obras enviadas pelo governo turco eram sistematicamente recusadas pelas autoridades gregas, sob o pretexto de que os livros deviam ser "expurgados" de uma série de referências, de carácter marcadamente nacionalista, que os turcos, por sua vez, recusavam alterar. A Grécia tentou resolver o diferendo em 1993, publicando os seus próprios manuais em turco, cuja minoria, no entanto, os recusava. Lembre-se que a Grécia e a Turquia, dois países com longos diferendos, iniciaram um processo de reaproximação política em Julho do ano passado.

Todos os direitos de reprodução e de representação reservados.
@ 1999 Agence Françe-Presse

sobre @ da Agence France-Presse


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 89
Ano 9, Março 2000

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo