Página  >  Edições  >  N.º 76  >  Escaparate

Escaparate

DICIONÁRIO MAIS -
DA IDEIA ÀS PALAVRAS

Lisboa Editora
pp. 783

Da ideia às palavras é um dicionário ilustrado reverso que procura, sobretudo, apresentar um termo apropriado à representação que se tem em mente, seja ele de todo ignorado ou apenas afastado da lembrança no momento em que se torna necessário: basta, para tanto, partir da ideia para a palavra correspondente, procurando-a após uma definição do conceito estabelecido sem pretensões de uma caracterização exaustiva. O termo encontrado neste dicionário vem, sempre que possível, acompanhado de sinónimos em versaletes, quer na entrada quer nas acepções que integram o verbete, podendo um ponto e uma vírgula evidenciar uma mudança de sentido, após cada enumeração de sinónimos comuns.

 

O LEITOR

Bernhard Schlink
Edições Asa
pp. 144

Um advogado alemão que amou uma ex-guarda de um campo de concentração pode vir a acusá-la sem se trair a si mesmo? É a esta reflexão, entre muitas outras, que Bernhard Schlink nos convida em O Leitor. Michael Berg, um adolescente nos anos 60, é iniciado no amor por Hanna Scmitz, uma mulher madura, bela, sensual, secreta e autoritária. Ele tem 15 anos, ela 36. Os seus encontros decorrem como um ritual: primeiro banham-se, depois ele lê, ela escuta, e finalmente fazem amor. Este período de felicidade incerta tem um fim abrupto quando Hanna desaparece de repente da vida de Michael. Ele só a reencontrará muitos anos mais tarde, envolvida num processo de acusação a ex-guardas dos campos de concentração nazis. Inicia-se então uma reflexão metódica e dolorosa sobre a legitimidade de uma geração a braços com a vergonha, julgar a geração anterior, responsável por vários crimes. Perturbadora meditação sobre os destinos da Alemanha, O Leitor é, desde O Perfume, o romance alemão mais aplaudido nacional e internacionalmente.

 

CANTATA EM DOIS ANDAMENTOS

Serafim Ferreira
Campo das Letras
pp. 31

Na aleluia de as giestas sempre florirem e os dias ensolarados de Maio trazerem consigo os perfumes de outras alegrias para encher os anos por viver, Cantata revela duas ficções sem interlúdio no modo de a vida se cumprir na lição de todas as coisas pelas margens do mesmo velho e antigo rio de afectos. Ou como forma pessoalíssima de celebração de dois meninos que hão-de ter as suas histórias para contar e o sol e a lua por testemunhas.

 

DEZ DEDOS DEZ SEGREDOS

Maria Alberta Menéres
Lisboa editora
pp. 46

Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias. Às vezes a mão esquerda começava uma e a mão direita acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário. Este é o mote para dez pequenas histórias infantis, contadas pelos próprios dedos das mãos e ilustradas com desenhos, que têm a particularidade de também poderem ser ouvidas através uma cassete. Um presente que qualquer criança irá certamente apreciar...

 

RIMAS E JOGOS INFANTIS

Maria João Pires
Lisboa Editora
pp. 47

Esta compilação compreende, essencialmente, rimas usadas na "pedagogia das amas", isto é, aquelas que, tradicionalmente, ram ditas aos bebés e crianças muito pequenas para os divertir e lhes desvendar o mundo, a partir de experiências com o seu próprio corpo. Pressupõe o contacto íntimodo adulto e da criança e o calor das trocas afectivas que, sendo fonte de prazer, se tornam capazes de despertar a inteligência, estimular a fantasia e desenvolver a linguagem. O registo em cassete tenta dar conta de aspectos essenciais na enunciação oral - o ritmo e a melodia - através do modo como é dito o texto.

 

ROBINSON CRUSOÉ

Daniel Defoe
Lisboa Editora
pp. 112

"Há muito, muito tempo, ainda antes dos nossos pais terem nascido, vivia na cidade de York um rapaz chamado Robinson Crusoé. Embora já fosse crescido e nem de vista conhecesse o mar, sempre desejara ser marinheiro e partir num navio, a visitar longínquos e maravilhosos países estrangeiros. Sentia que só isso o poderia tornar completamente feliz". Esta obra clássica da literatura de viagens, na consagrada adaptação de John Lang, transporta-nos através dos mares até à ilha perdida onde o herói, Robinson Crusoé, vive aventuras que desafiam a imaginação. O livro tem a particularidade de vir acompanhado de um guião para leitura acompanhada, apresentando diversas propostas de trabalho sobre a obra


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 76
Ano 8, Janeiro 1999

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo