Página  >  Edições  >  N.º 74  >  Alguns parágrafos sobre o que aconteceu em Outubro

Alguns parágrafos sobre o que aconteceu em Outubro

Portugal foi um dos centros do Mundo. José Saramago foi escolhido para Prémio Nobel da Literatura e, no Porto, teve lugar mais uma Cimeira Ibero--Americana, onde Fidel Castro esteve igual a ele próprio, dominando as atenções gerais, apesar da notícia-bomba, surgida em plena conferência, a dar conta da detenção, em Londres, do chileno Pinochet, acusado de vários crimes pela justiça espanhola.

Em Matosinhos, Fidel Castro compareceu num comício de solidariedade com o povo cubano onde discursou durante mais de duas horas (da meia noite e pouco até quase às duas e meia da madrugada) proferindo aquele que terá sido o maior discurso político de sempre em Portugal e, para muitos dos presentes, uma aula de ciência política. Assistiram, entre outros, Vasco Gonçalves, José Saramago, Carlos Carvalhas e Narciso Miranda, estes três últimos de pé, no palco., durante todo o tempo.

O Nobel para Saramago e a Cimeira do Porto, com o "charme" da presença de Fidel Castro, relegaram para segundo plano outros acontecimentos, quer no plano nacional, quer no plano internacional, como um manto que se estendeu sobre outras realidades a ter em conta, nomeadamente sobre outras alegrias ou sobre outras tristezas.

A morte física (na sequência de um coma profundo de quatro meses) do escritor José Cardoso Pires, um dos vários a quem o Prémio Nobel da Literatura podia ter sido atribuído, envolveu a alegria colectiva pelo prémio alcançado por José Saramago numa onda de tristeza, apesar da memória do sorriso de Cardoso Pires que nos fica. Além dos livros.

 


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 74
Ano 7, Novembro 1998

Autoria:

João Rita
Jornalista, Porto
João Rita
Jornalista, Porto

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo