Página  >  Edições  >  N.º 68  >  Acontece

Acontece

VI Congresso Nacional dos Professores

É um dos acontecimentos do mês de Maio

Onde: Parque de Exposições de Braga

Quando: dias 13, 14 e 15

Para quê: Para debater uma Educação e uma Escola para o século XXI

Organização: Federação Nacional dos Professores (FENPROF)

O VI congresso da FENPROF vai ser, seguramente, muito mais do que a discussão, mediática, em torno do alargamento da escolaridade obrigatória e não será, também, um congresso de lamentações, apesar dos professores estarem, mais uma vez, desiludidos com as recentes propostas ministeriais de alteração ao Estatuto da Carreira Docente, como foi referido em conferência de Imprensa de apresentação do Congresso, realizada no Porto no 'dead line' desta edição de 'a Página'.

 

Vai ainda acontecer e será também notícia

DIA DA MARINHA NO PORTO. Assinalando os 500 anos da chegada de Vasco da gama à Índia, o Dia da Marinha é celebrado este ano, excepcionalmente, a 20 de Maio. A região do Porto foi escolhida como palco das celebrações, que começam com um concerto da Banda da Armada no Palácio de Cristal (dia 16), seguindo-se actuações no Rivoli (17), Auditório Municipal de Gaia (18), Matosinhos (21) e, outra vez, no Palácio de Cristal (22). Ainda no dia 16, os veleiros Sagres e Creoula entrarão na barra do Douro, podendo ser visitados até ao dia 21, tal como o Vega e o Polar (a partir de 18). Entretanto, no porto de Leixões estarão abertos ao público a corveta João Coutinho, a fragata Vasco da Gama, o submarino Delfim e o navio-patrulha Zaire. Paralelamente, vão estar patentes duas exposições: uma, de divulgação da Escola Naval, na Praça Humberto Delgado; outra, intitulada 'Actividades da Marinha', no Museu dos Transportes (Alfândega do Porto). No Dia da Marinha, propriamente dito, o programa terá início com uma missa solene (Igreja de S. João da Foz), seguindo-se um desfile militar (Avenida de Montevideu) e uma recepção a bordo do navio-escola Sagres. Provas de remo, vela e canoagem (de 17 a 24, no Rio Douro) completam o programa das comemorações.

O REGRESSO DE PINTO COELHO. A partir de 12 de Maio estará patente no edifício da Alfândega do Porto uma mostra de 65 trabalhos da autoria de Luís Pinto Coelho. Incluindo trabalhos de pintura, escultura e tapeçaria, a mostra apresenta 'temas figurativos e variados, nomeadamente cenas teatrais, figuras históricas, tauromáquicas e fantasmagóricas, fazendo uma síntese entre a disciplina cubista, o cromatismo e o traço vigoroso do expressionismo, o sentido neofigurativo e a atmosfera enigmática surrealista'. Considerado um dos retratistas portugueses mais importantes, Pinto Coelho vive em Espanha há cerca de 40 anos e regressa ao Porto oito anos depois da sua primeira apresentação na Invicta.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 68
Ano 7, Maio 1998

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo