Página  >  Edições  >  Edição N.º 193, série II  >  A avaliação em um fórum de discussão

A avaliação em um fórum de discussão

Diferentemente de qualquer outra situação que envolva a prática escolar, é de fácil apreensão por parte dos atores desta atividade que a Educação a Distância (EaD) tem características próprias. A avaliação em um fórum de discussão deve ser meticulosa, recorrente, articulada e intuitiva. Meticulosa, enquanto processo de aferição de conhecimentos assíncrono. É imperativo que o tutor seja atencioso às nuances, às intenções e às diversas formas de expressão do pensamento. Nem todos sabem se expressar de maneira clara e objetiva. Cabe ao tutor apreender suas intenções de exposição de um conceito.
Recorrente, enquanto processo que não visa uma avaliação estanque, única. Não se constitui erro uma declaração divergente. O aluno, em EaD, tem o direito de ser reinquirido e postar nova opinião sem prejuízo de sua avaliação. Quantas vezes forem necessárias. Cabe ao tutor estabelecer este mecanismo e entendê-lo como benéfico, eficaz.
Articulada, enquanto processo que depende da articulação com os conteúdos por parte do tutor, que deve sempre oferecer novas visões, opções de aprendizado, seja oferecendo novos questionamentos, seja partilhando mais materiais para consulta.
Intuitiva, enquanto processo que conta com a atitude de “ver além” das intenções expostas. Cabe ao tutor perceber as dificuldades (e medos) do aluno e abordá-lo de maneira simples, amiga, serena, e conduzi-lo por caminhos seguros sem ofendê-lo ou amedrontá-lo. O tutor deve assumir o papel de condutor, professor, orientador, aluno e mediador.
O equacionamento desta intrincada situação real, pertinente ao dia a dia de um professor tutor, é o desafio que precisamos enfrentar entendendo que notas baixas nem sempre representam uma atitude severa a respeito de uma avaliação. Muitas vezes elas refletem a impossibilidade de atingirmos nossos alunos incentivando-os a prosseguirem com determinação e segurança.

Ricardo Marinho dos Santos


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

Edição N.º 193, série II
Verão 2011

Autoria:

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo