Página  >  Edições  >  Edição N.º 189, série II  >  Memória e identidade: histórias que fazem a história

Memória e identidade: histórias que fazem a história

Com a edição de Verão 2010, a PÁGINA completa o seu primeiro ano no formato revista, um ano particularmente difícil e, também por isso mesmo, extraordinariamente desafiante, um ano celebrado na companhia de muitos amigos, colaboradores e leitores.
A par das rubricas permanentes, um espaço que tem vindo a ser progressivamente alargado, contamos neste número com as entrevistas de Joaquim Azevedo, Luiza Cortesão e Teresa Ricou, que assim aceitaram discutir ideias e conhecimentos sobre os actuais lugares públicos – escolares e sociais – de educação. Nesse sentido, destacamos ainda o primeiro de uma sequência de textos produzidos por Hernandez Díaz, da Universidade de Salamanca, no âmbito de uma proposta de diálogo sobre as repúblicas ibéricas e respectivas iniciativas pedagógicas.
Sob o pretexto da publicação de um texto inédito do pedagogo José Gomes Bento (1938-1985), inauguramos uma nova rubrica dedicada alugares de memória e identidade. Num momento em que tantos professores portugueses abandonaram o exercício oficial da sua profissão por força de um desencanto que pede mais história, dando vez a novas gerações, importa, talvez mais do que nunca, colocarmo-nos, a todos, em posição de diálogo reflexivo com as lições do passado. Dizemos a todos, porque, na verdade, este não é um simples desafio de classe, muito pelo contrário. Recordar uma história significa retomá-la a partir de um ponto forçosamente novo, reinterpretando-a e actualizando-a. A inteligência educacional do presente, tão necessária à produção de futuro, precisa deste trabalho contínuo de memória e esquecimento enquanto exercício de uma responsabilidade social desejavelmente ampla.
A título de sugestão, lembramos que os jornais que totalizam o acervo de 18 anos de vida do mensário «A Página de Educação» documentam, de forma bem expressiva, muitas das histórias que fizeram a história da educação nas últimas décadas, constituindo como tal um precioso recurso. Mas o mais importante é que nos escrevam, contando experiências, antigas ou recentes que ajudem a enriquecer a memória comum, seja através de registos de investigação ou de pequenos testemunhos vindos das escolas e do património existencial de cada um.
Deixamo-vos agora com a promessa de regresso no Outono – desta vez, a 2 de Outubro, por ocasião do colóquio Educação e res-publica, a realizar no Porto, promovido pela PÁGINA em colaboração com o Sindicato dos Professores do Norte. Até lá e, em nome de toda a equipa, votos de um Verão descansado e feliz para todos!

Isabel Baptista


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

Edição N.º 189, série II
Verão 2010

Autoria:

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo