Página  >  Edições  >  N.º 179  >  Os Programas de garantia social na Galiza

Os Programas de garantia social na Galiza

Os seus principais objectivos são desenvolver nos alunos maturidade pessoal para participarem com responsabilidade do mundo do trabalho, e ampliar os conhecimentos e capacidades do ensino básico. O seu enfoque escolar permite viver a experiência formativa como uma oportunidade diferente; possuem uma componente de formação profissional que prepara os estudantes para desempenharem um ou vários postos de trabalho e facilitam os contactos para o primeiro emprego. Possuem também um alto grau de flexibilidade interna, que permite modalidades diferentes adaptadas às diferentes características e expectativas dos estudantes.
No sistema educacional galego (onde actuo como professor no ensino profissional no Instituto de Ensino Secundário Leliadoura) são oferecidos nestes programas 67 perfis profissionais englobados em 25 famílias profissionais. Alguns deles são: serviços auxiliares de escritório; atendedor de comércio; instalador electricista, operário de soldadura; auxiliar de cabeleireiro; auxiliar de puericultura; operário canalizador.
No processo de incorporação dos estudantes no programa participam a equipe de orientação pedagógica, os professores, os pais e o próprio aluno. Em função dos interesses académico-profissionais do aluno/a este/a escolhe um perfil de acordo com os seus interesses.
Os Programas de Garantia Social podem desenvolver-se em três modalidades: Formação Educativa e Profissional, realizado totalmente na escola; Iniciação Profissional, realizado parte na escola, parte em instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos ou em empresas convencionadas com a Administração Educativa; e Programas que se desenvolvem totalmente nas autarquias e instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos. No Instituto Leliadoura, localizado na cidade de Ribeira (Galicia), desenvolvemos os Programas de Iniciação Profissional. Os seus conteúdos organizam-se em dois blocos:
No Bloco A (Formação no Centro Educativo), são ministradas as áreas de formação e orientação tecnológica; formação básica; tutoria; e actividades complementares.
No Bloco B (Formação Tecnológico-Prática no Centro de Trabalho), desenvolve-se o módulo de formação profissional ocupacional na empresa ou instituição, em três dias na semana em horário comercial.
No final do Programa de Garantia Social, os alunos recebem um certificado do qual constam as áreas estudadas e um resumo dos conteúdos que as integram, as qualificações obtidas e o número de horas.
Os Programas de Garantia Social supõem um instrumento de luta contra as desigualdades ao oferecerem uma resposta específica que contribui para potencializar a maturidade dos estudantes e ajuda-os a conseguirem a autonomia necessária para se desenvolverem no seu meio. Os PGS garantem uma via de acesso à vida laboral e a integração na vida social.
Os estudantes encontram nestes programas um lugar adequado às suas necessidades formativas, com respostas aos seus interesses e aspirações, tanto no domínio pessoal (melhorando a sua auto-estima e as suas expectativas), como na sua projecção de futuro, especialmente de inserção no mundo do trabalho, e, em alguns casos, os seus objectivos de reinserção e continuidade de estudos.

Carlos Llanes Seoane


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 179
Ano 17, Junho 2008

Autoria:

Carlos Llanes Seoane
Professor do Ensino Secundário Profissional, especialidade Administração de Empresas, Instituto de Ensino Secundário Leliadoura - Galicia, Espanha
Carlos Llanes Seoane
Professor do Ensino Secundário Profissional, especialidade Administração de Empresas, Instituto de Ensino Secundário Leliadoura - Galicia, Espanha

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo