Página  >  Edições  >  N.º 177  >  Mulheres iraquianas pedem fim de violência contra elas

Mulheres iraquianas pedem fim de violência contra elas

DIREITOS HUMANOS

Dezenas de mulheres iraquianas concentraram-se, no dia internacional da mulher, 8 de Março, em Bagdad para pedir o fim da violência a que são submetidas e exigiram também mais igualdade em relação aos homens.
"Fim à falta de cuidado com as mulheres, fim ao assassinato de mulheres", gritavam as manifestantes, reunidas diante de um grande hotel da capital iraquiana, no bairro de Karrada, por ocasião do Dia Internacional da Mulher.
"Pedimos que as mulheres iraquianas gozem dos mesmos direitos dos homens. Não devem ser oprimidas e devem ser tratadas como seres humanos", declarou Orbia Tawfiq, professora na Escola de Artes de Bagdad. "As mulheres não devem ser consideradas como objectos. Devem ter a liberdade de escolher o seu marido e a sua profissão", defendeu.
Segundo uma recente sondagem da ONG Women for Women International, as mulheres iraquianas, vítimas do desemprego e da violência, vivem actualmente "uma crise nacional", depois da derrocada do antigo regime de Saddam Hussein em Abril de 2003, sob o qual eram relativamente autónomas e viviam em segurança. A sua vida hoje é muito mais dolorosa, perigosa e opressiva.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 177
Ano 17, Abril 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo