Página  >  Edições  >  N.º 174  >  Desenho inédito de Michelangelo foi descoberto no Vaticano

Desenho inédito de Michelangelo foi descoberto no Vaticano

Um desenho inédito do pintor renascentista Michelangelo (1475-1564), realizado durante a construção da basílica de São Pedro no século XVI, foi descoberto nos arquivos da Santa Sé, anunciou na primeira semana de Dezembro o jornal oficial do Vaticano. 
Em 1546, o célebre artista florentino, de 72 anos, foi encarregado de construir a basílica, onde decidiu acrescentar uma impressionante cúpula. O desenho inédito, feito com 'sanguínea' ? uma espécie de 'giz vermelho' usando desde o paleolítico e muito apreciado durante a Renascença ? é um esboço da planta de uma das colunas que sustentam a cúpula de São Pedro. 
Este é o último desenho que se conhece do artista, considerado um dos mais importantes da história, já que foi também arquitecto, escultor e pintor. "Graças ao traço duplo do desenho, podem admirar-se vários níveis do objecto, como se a pedra fosse transparente", comentou o jornal da Santa Sé. 
O desenho foi usado, provavelmente, para comunicação interna entre Michelangelo e os talhadores de pedra que trabalhavam para ele e foi realizado em 1563, um ano antes da sua morte. O esboço foi achado nos arquivos da fábrica de São Pedro, onde estão conservados todos os documentos relacionados com a histórica basílica. O desenho de Michelangelo, que destruiu em vida inúmeros esboços e apontamentos, foi guardado depois da sua morte por operários para ser executado. A construção da basílica de São Pedro começou em 1506, por iniciativa do Papa Júlio II e graças a doações arrecadadas em toda a Europa. O templo foi concluído e consagrado em 1626.

AFP


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 174
Ano 17, Janeiro 2008

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo