Página  >  Edições  >  N.º 171  >  Fome ameaça de morte milhares de crianças

Fome ameaça de morte milhares de crianças

RISCO DE VIDA NA SOMÁLIA 

Milhares de crianças correm o risco de morrer à fome devido à desnutrição severa que assola as regiões do centro e do sul da Somália, anteriormente consideradas o "sótão de trigo" de um país devastado por 16 anos de guerra civil. O alerta vem da UNICEF: "Um total de 83 mil crianças sofrem de desnutrição e 13.500 destas crianças são atingidas por uma desnutrição severa correndo o risco de morrer."
"A desnutrição não é uma novidade na Somália. Contudo os níveis também críticos atingidos na região conhecida como o 'sótão de trigo' do país são alarmantes", sublinha a UNICEF acrescentando que "a continuação da violência em Mogadíscio pode provocar novas deslocações de populações."
Desde Janeiro, o número de somalianos que têm necessidade de ajuda humanitária passou de um para um milhão e meio, de acordo com a mesma fonte. O país conta com cerca de 10 milhões de habitantes.
As forças governamentais somalianas, apoiadas pelos seus aliados etíopes e pela força de paz da União africana, não chegam a fazer cessar a guerrilha que actua em Mogadíscio há oito meses. O governo de transição, instaurado há três anos, não pode exercer o seu controlo sobre este país dirigido por clãs desde a queda, em 1991, do presidente Mohamed Siad Barra, que marcou o início da guerra civil em que a Somália está mergulhada.


  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 171
Ano 16, Outubro 2007

Autoria:

AFP
Agence France-Presse
AFP
Agence France-Presse

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo