Página  >  Edições  >  N.º 168  >  Montra

Montra
Identidades e Narrativas Sem-abrigo
Susana Pereira da Silva / pp. 117
Colecção Cadernos SÍSIFO 3
Educa | Unidade de I & D de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa

Este livro resulta de uma investigação, ainda em curso e longe do seu termo, que incide sobre os processos de socialização e de aprendizagem de pessoas adultas em situação de "sem- abrigo". Parte das páginas desta obra são ocupadas por uma síntese de três entrevistas a indivíduos que vivem ou viveram na rua. A razão da sua divulgação nesta fase da investigação prende-se com a pertinência das narrativas biográficas.

Por Detrás do Ecrã
Televisão para crianças em Portugal
Sara Pereira / pp. 223
Colecção Comunicação
Porto Editora

O estudo da relação crianças-televisão pode incidir quer na vertente da televisão e do sistema mediático, quer na vertente das audiências, nomeadamente dos públicos infantis. Este livro retrata essa primeira dimensão e pretende contribuir para o conhecimento da programação televisiva para a infância no quadro da televisão portuguesa. O estudo aqui apresentado ilustra o "quanto" e "o que é" oferecido às crianças pelos canais generalistas portugueses, mas também o "como" e o "porquê". Com este propósito foram realizadas entrevistas a profissionais que acompanham e intervêm na televisão para crianças. Subjacente a preocupação de conhecer os critérios e opções dos responsáveis pela programação para a infância. Sara Pereira colabora no jornal A PÁGINA DA EDUCAÇÃO, na rubrica Comunicação e Escola e é professora na Universidade do Minho.

O Desafio de Educar para os Media
Novas linguagens e consciência critica
José Manuel Pérez Tornero (coordenação) / pp. 224
Colecção Comunicação
Porto Editora

Este livro reúne textos de vários autores espanhóis onde se analisam os desafios que a escola enfrenta com a emergência da nova realidade sociomediática, para depois se abordarem as novas mediações e competências dela resultantes. O novo quadro teórico, a apresentação de um novo modelo de leitura critica dos media e a proposta de orientações pedagógicas e didácticas fazem ainda parte desta obra que encerra com uma análise sobre o futuro da sociedade digital e os novos valores para a educação, a cargo de José Manuel Pérez Tornero, espcialista internacionai em educação para os media.


Aprender na e com a vida as respostas da Pedagogia Social
Cadernos de Pedagogia Social / pp. 154
Universidade Católica Portuguesa

Esta revista assume-se como um espaço de escrita que visa a promoção da cultura científica em torno da Pedagogia Social, um campo de saber ainda emergente em Portugal. Entre os artigos são abordados temas como a aprendizagem ao longo da vida, as instituições e as redes socioeducativas, a mediação tecnológica ao serviço da mediação humana, a aprendizagem cooperativa, o professor mediador, as politicas de alteridade e cidadania solidária, entre outros.

A Casa da Lenha
No centenário do nascimento do compositor Fernando Lopes-Graça
António Torrado / pp. 163
"É uma peça, pois claro que é uma peça, já que foi isso que me foi pedido, mas também é um guião de um espectáculo, o roteiro de uma exposição, a viagem de uma vida, o descarregar de uma memoria, a travessia acidentada por um século(...) houve uma intencionalidade pedagógica não desminto, a de conduzir o espectador pelos documentos do século em que Lopes-Graça (1906-1994) sofreu o confronto gigantesco das ideologias (...) e os múltiplos entraves que o próceres do Estado Novo puseram à sua carreira. (...) O livro trazido a público cumprirá o seu papel como testemunho de um espectáculo memorável." Retirado do "Pósfacio a um espectáculo", do autor.
Campo das Letras

Textos e contextos do neo-realismo
Revista Nova Síntese Nº 1 (2006)
Director Vítor Viçoso / pp. 242
Campo das Letras

Soltem-me! Separamo-nos para crescer
Marcel Rufo / pp. 205
Colecção Biblioteca dos Pais
Âmbar

Neste livro o autor traz-nos uma ideia chave: ninguém pode viver sem vínculos, sem laços fortes que nos ligam aos que nos rodeiam, em especial aos pais. Mas esses vínculos não podem sufocar-nos. A partir do momento em que são demasiado exclusivos, temos que poder soltar-nos e procurar a nossa autonomia. Mas poderemos separar-nos sem dor? Por que é que a separação desperta em nós um sentimento de abandono? O que é o trabalho de luto, e será que alguma vez termina? Para que servem as recordações? Seremos realmente nostálgicos da fusão original com a nossa mãe? Marcel Rufo, é um dos mais conceituados pedopsiquiatras europeus, e nesta obra responde a estas perguntas com a humanidade que lhe é reconhecida.

SOS ? Tenho de passar de Ano
Renato Paiva / pp. 87
A Esfera dos Livros
Estudar tornou-se para muitas crianças um sacrifício ou uma obrigação. Cedo surgem as desculpas: "não consigo", "não sou capaz". É preciso envolver os estudantes no seu processo de aprendizagem e partir da ideia de que todo o aluno é capaz. Para isso é necessário que seja orientado na organização do seu estudo e motivado na escola. Com um conjunto de exemplos, exercícios práticos, textos de ajuda, técnicas de estudo e quadros de organização de tempo, este livro é uma ferramenta fundamental para alcançar melhores resultados escolares.

  
Ficha do Artigo
Imprimir Abrir como PDF

Edição:

N.º 168
Ano 16, Junho 2007

Autoria:

Redacção

Redacção

Partilhar nas redes sociais:

|


Publicidade


Voltar ao Topo